Ferramenta de inteligência com foco no turismo criada por empresa alemã passa a ser usada no Pará

A Setur vai dispor de dados precisos sobre hotéis, destinos turísticos, agências de viagens e outras empresas do setor com a nova ferramenta.

O ‘Destino Pará’ avança com as políticas públicas de turismo ao adotar a Ciência de Dados como aliada. A partir do mês de abril, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) passa a contar com informações de inteligência turística da TrustYou, empresa alemã líder em análise de avaliações de clientes para a indústria hoteleira e do turismo. 

A parceria com o Governo do Pará foi firmada durante a participação paraense na ‘ITB Berlin’, evento realizado na capital da Alemanha no início de março.
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Fundada em 2008, em Munique, a TrustYou é uma referência global em inteligência turística que fornece dados para hotéis, destinos turísticos, agências de viagens e outras empresas do setor. O contrato tem validade de 12 meses, com ênfase no comportamento do consumidor final. 

Com informações precisas sobre o comportamento e as preferências do público-alvo, o Pará poderá desenvolver ações mais assertivas para promover seus produtos turísticos.

O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, destaca a importância da parceria, e como a tecnologia alemã será fundamental para impulsionar o turismo no Estado.

“Estamos dando um passo importante ao utilizar a Ciência de Dados em nossas políticas públicas de turismo. Com a TrustYou, teremos acesso a dados valiosos, que nos ajudarão a entender melhor o mercado e a criar estratégias mais eficazes para atrair visitantes”,

afirma o gestor.

Tendências

A empresa alemã oferece uma plataforma abrangente de avaliações de clientes para a indústria hoteleira e do turismo. Com base em milhões de avaliações de hóspedes, comentários de redes sociais, avaliações de hotéis, revisões de blogs e outras fontes, a TrustYou gera dados de inteligência sobre a jornada do cliente e tendências de mercado.

“Com sua abordagem inovadora e foco na análise de dados, a TrustYou tem ajudado empresas em todo o mundo a melhorar a experiência do cliente, aumentar a satisfação do hóspede e impulsionar seus negócios no competitivo mercado do turismo. Vamos não apenas atrair mais turistas para o Pará, mas também estimular em longo prazo que as empresas possam oferecer experiências mais personalizadas e atraentes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, completa Lucas Vieira.

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Destaques

Segundo o diretor de Políticas Públicas de Turismo da Setur, Eduardo Görresen, são clientes da TrustYou destinos como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Suíça e Dubai, considerados os maiores destinos do planeta que usam a ferramenta. 

“Atualmente, a TrustYou detém mais de 90% do mercado mundial. São mais de 7 milhões de avaliações por dia. A ferramenta já está parametrizada para o Estado do Pará, as regiões, os municípios, os equipamentos, dados do Cadastur etc. Toda vez que alguém escrever algo sobre uma experiência no Pará teremos a possibilidade de consultá-la em um relatório simples. E teremos como saber quem está se destacando na qualidade do serviço e quem precisa melhorar. Hotéis de Dubai, inclusive, estão usando como um sistema de pontuação, com base na avaliação dos consumidores”, reforça Eduardo Görresen.

Com essa parceria, o Pará se torna o segundo estado brasileiro – o primeiro é o Mato Grosso -, a fazer uso desta tecnologia, possibilitando à Setur identificar padrões e tendências no mercado de turismo, antecipando demandas futuras e adaptando suas estratégias de acordo com os movimentos de mercado, posicionando o ‘Destino Pará’ de forma mais competitiva no mercado turístico global.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Esses rios ainda são nossas ruas? Estudo avalia condições dos terminais hidroviários paraenses

Por apresentar uma vasta rede de rios, a Amazônia é considerada uma das regiões com potencial elevado para o desenvolvimento do transporte hidroviário.

Leia também

Publicidade