Conheça o Parque Estadual do Utinga, opção de lazer para famílias em Belém

Com uma extensa área verde, trilhas e lagos, o Parque proporciona um refúgio para quem busca tranquilidade e aproveitar à natureza.

Apreciar a natureza é fundamental para a qualidade de vida. Em Belém (PA), uma das opções de lazer para curtir com a família é o Parque Estadual do Utinga ‘Camillo Vianna’.

Localizado a poucos minutos do centro de Belém, a Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000, oferece uma variedade de atividades recreativas para todas as idades. 

Com uma extensa área verde, trilhas e lagos, o Parque proporciona um refúgio tranquilo para quem busca relaxar e aproveitar o feriado em meio à natureza.

Foto: Reprodução/Agência Pará

Uma das principais atrações é sua pista principal de 4 km, onde é possível realizar caminhadas, corridas e atividades físicas, contemplando a paisagem. Além disso, o local conta com diversas trilhas ecológicas que permitem aos visitantes explorarem a flora e fauna local, desde que acompanhados por um profissional devidamente habilitado.

Para os mais aventureiros, a UC também oferece a possibilidade de praticar o ecoturismo, como o rapel, a tirolesa e o bóia-cross, proporcionando uma experiência de contato com a natureza. 

Quem passa pelo Centro de Acolhimento encontra com a exposição permanente sobre o Projeto de Reintrodução de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém. 

Com frequência, o espaço conta com outras exposições, palestras e oficinas que abordam temas relacionados à preservação ambiental e a importância da conservação da biodiversidade.

A Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), setor responsável pela administração do Parque Estadual do Utinga, ressalta a importância de respeitar as regras de visitação e preservação do local, como não alimentar os animais e não deixar lixo nas trilhas. 

O Parque está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. Funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade