Conheça o Memorial Coluna Prestes, obra arquitetônica criada por Oscar Niemeyer em Palmas

O Memorial é uma das obras arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer, para homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, que passou pelo Tocantins.

O Memorial Coluna Prestes, em Palmas (TO), é um espaço que conta a história da capital tocantinense, mas também do Brasil. O Memorial possui uma área de 570.40 m² e é uma das obras arquitetônicas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, que passou pelo Tocantins, quando ainda era Norte de Goiás, entre os anos 20 e 30.

O acervo é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Prestes que rememoram a Marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro.

Memorial Coluna Prestes e as estátuas do “Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana”. Foto: João Di Pietro/Arquivo Secom TO

Na entrada do prédio, inaugurado em 2001, está a escultura em bronze ‘Cavaleiro da Luz’, que representa Luiz Carlos Prestes. O auditório do Memorial também é cenário para diversas manifestações culturais. A obra tem uma rampa em forma de foice que rememora a doutrina política defendida por Prestes. 

Serviço

Endereço: Praça dos Girassóis
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Entrada franca
Telefone: (63) 3218-2419

*Com informações do Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade