Círio de Nazaré comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil

O bem que foi inscrito no Livro de Celebração em 5 de outubro de 2004 acontece em Belém do Pará.

O Círio Nazaré é uma das maiores procissões religiosas do Brasil e do mundo, que acontece nas ruas de Belém (PA). Neste ano, a celebração comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O bem foi inscrito no Livro de Celebração em 5 de outubro de 2004 e recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de 50 mil turistas. A estimativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), preveem que só a presença destes fiéis na cidade movimentará em torno de R$ 98,3 milhões, estimulando a economia local por meio do turismo.

Basílica de Nazaré no Belém/PA. Crédito: Bruna Brandão/MTUR

Círio de Nazaré

O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção, reconhecida como bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, destacando a diversidade, conhecimento e as milhares de manifestações culturais presente no país e no cotidiano dos brasileiros. A procissão realizada há mais de 200 anos – desde 1793 – conta com várias celebrações em homenagem à padroeira da Amazônia.  

Patrimônio

De acordo com a UNESCO, no Brasil existem, atualmente, 22 bens inscritos na lista de Patrimônios Culturais pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

Os patrimônios são compostos por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Essa definição é de suma importância para a memória, identidade, criatividade dos povos e a riqueza cultural. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade