Bioparque preserva maior espaço urbano de área verde no Amapá e abriga 3 biomas

O parque é um dos maiores centros de biodiversidade do país e oferece diversas atrações para os visitantes.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

A Amazônia é cercada de lugares ecológicos que conscientizam a população sobre a importância da maior floresta do mundo e toda a sua biodiversidade. Em Macapá (AP), o Bioparque da Amazônia é uma janela de 107 hectares verde com atividades educativas e de lazer para os visitantes.

O local é um espaço natural formado por ecossistemas que integram floresta de terra firme, cerrado e campos inundados (áreas de ressaca), com uma riqueza de espécies animais e vegetais. Funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Entre as atrações do Bioparque, estão o meliponário, que abriga abelhas sem ferrão responsáveis pela polinização das plantas; o orquidário, que reúne diversas espécies nativas da região amazônica e as trilhas naturais, que levam os visitantes a conhecer a fauna e flora do local. 

O parque também oferece opções de turismo de aventura, como arborismo, canoagem e tirolesa. Além disso, o Bioparque apoia estudos, pesquisas e projetos ambientais voltados para a proteção da biodiversidade local.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Para o biólogo do parque, Geraldo Biondi, o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, é sempre uma oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente não somente na data, mas diariamente. 

“A Amazônia é um patrimônio natural que abriga uma diversidade biológica incomparável. Ela é essencial para o equilíbrio climático e para a qualidade de vida de milhões de pessoas. Por isso, precisamos valorizar e proteger esse bioma, que é um dos maiores tesouros da humanidade”,

afirma.

O Bioparque da Amazônia é um dos principais pontos turísticos de Macapá e tem diversão para toda a família. O parque está localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade