O projeto está no site de financiamento coletivo Catarse.me e em apenas uma semana já alcançou a marca de 70% da meta pretendida de apoios
Uma empregada doméstica contrai covid-19 de sua patroa no início da pandemia; um rapaz solitário decide adotar um cachorrinho; uma mamãe-onça enfrenta um incêndio florestal para salvar seu filhote. Essas são algumas das tirinhas que viralizaram pela Internet e que estarão presentes no livro “Sem Palavras – Reflexões em Tirinhas” do quadrinista amazonense Ademar Vieira.
O projeto está no site de financiamento coletivo Catarse.me e em apenas uma semana já alcançou a marca de 70% da meta pretendida de apoios.
Ademar, que também é jornalista e roteirista, conta que transformar as tirinhas em uma publicação, que também trará materiais inéditos, surgiu após cobrança de seus seguidores nas redes sociais. “As coisas aconteceram de forma espontânea. Comecei a fazer tirinhas e fui tendo um retorno muito bom até que uma tirinha viralizou internacionalmente e depois o mesmo aconteceu com outras. Após isso, muitas pessoas passaram a cobrar uma publicação e agora coloquei a ideia à prova no Catarse”, contou.
As tiras já renderam ao autor 115 mil curtidas em um único post e mais de 57 mil seguidores no Instagram. Segundo Vieira, Sem Palavras trará para o leitor toda a carga emocional que as tirinhas trouxeram para a Internet. “Farei mais seis tiras inéditas com esta mesma pegada só para o livro.”
Ao todo serão 56 páginas coloridas de tirinhas recheadas de emoção, críticas e poesia. Muitas delas abordam temas polêmicos como união homoafetiva, racismo, desigualdade social e porte de armas, mas todas as histórias não possuem falas. “No início, eu usava balões, mas quando uma tirinha que não tinha falas, viralizou em outros países, eu percebi que histórias “mudas” ultrapassavam as fronteiras e então, passei a não usar mais nenhuma palavra e o resultado foi muito bom”, explicou Vieira.
Campanha
A campanha está no endereço catarse.me/sem_palavras_tirinhas e pode ser apoiada com o valor mínimo de R$ 30. Além das recompensas, outra facilidade oferecida para os apoiadores é a opção “Retirada em Loja” para algumas capitais, que dispensa a cobrança de frete. Em Manaus, a HQ Sem Palavras pode ser retirada na Banca do Largo; no Rio de Janeiro nas duas lojas da Lazarus Comic Shop; em São Paulo na Ugra Press e na Loja Monstra e em Curitiba, na Itiban Comic Shop. A campanha ficará no ar até o dia 3 de novembro de 2021.
Redes sociais
As tirinhas de Ademar Vieira podem ser conferidas nas redes sociais @ademar__vieira para Twitter e Instagram e @ademarvieira tiras no Facebook.