Você sabia que servidores públicos já foram homenageados por seu trabalho nos estados da Amazônia?

Confira alguns espaços públicos que receberam o nome de servidores já falecidos em homenagem aos serviços prestados em prol da população na Amazônia Legal.

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, foi criado para homenagear todos os trabalhadores que dedicam suas vidas em prol do Poder público. São eles que ditam o pleno funcionamento de um município, estado ou país, num esforço diário de garantir todos os serviços básicos para a população.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A data foi escolhida em referência a 28 de outubro de 1939, quando o então presidente Getúlio Vargas publicou o Decreto-Lei nº 1.713 instituindo as leis com direitos e deveres dos servidores públicos.

Diante da representatividade da data, o Portal Amazônia destaca algumas homenagens a ex-servidores públicos dos estados da Amazônia, que tiveram seus nomes atribuídos à prédios, praças e espaços públicos como uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados.

Biblioteca Doutor Alberto Zaire (Acre)

Considerado um dos maiores nomes do serviço público no cenário jurídico do Acre, o Dr. Alberto Zaire dá nome a biblioteca do Museu do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), local que abriga inúmeros acervos que contam a história do estado e também do poder judiciário, já que ambas estão entrelaçadas.

Ex-deputado estadual, Zaire foi um dos primeiros professores do curso de direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) e o primeiro diretor-geral do TJAC.

Foto: Reprodução/Memória TJAC

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (Amazonas)

Desde 2021, a fundação passou a se chamar pelo nome da epidemiologista Rosemary Costa Pinto. A Drª Rose, como era carinhosamente conhecida, foi a primeira mulher a comandar a FVS e foi diretora-técnica da instituição de 2013 até o ano da sua morte, decorrente por complicações da Covid-19.

Sua atuação foi marcada pelo empenho e experiência no controle de surtos, epidemias e situações inusitadas ao longo de 25 anos de carreira em prol do Amazonas.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco (Amapá)

O Complexo administrativo do Ministério Público do Amapá homenageia promotor de Justiça Haroldo Franco, reconhecido por sua contribuição de 16 anos em prol da sociedade amapaense, onde participou de diversos casos de grande repercussão local e nacional. Faleceu em maio de 2011, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Foto: Reprodução/MPAP

Praça Professor Carlos Magno de Medeiros (Mato Grosso)

O local público homenageia um dos professores mais queridos da cidade de Jaciara. Reconhecido profissional local, Carlos Magno lecionou nas escolas do município e faleceu em abril de 2021, vítima de Covid-19.

Foto: Lucas Hirotomo/Prefeitura de Jaciara

Auditório Delegada Ione Coelho (Pará)

Conhecida por sua postura no combate ao crime, na aplicação da Lei Penal e na defesa dos direitos das vítimas da violência urbana, a delegada Ione Coelho se destacou em quase 30 anos de serviço público à frente da Polícia Civil do Pará.

Foi um dos nomes de referência na instituição, até perder a luta contra o câncer em 2018, aos 57 anos. No ano seguinte, teve seu nome atrelado a inauguração de um auditório na Delegacia-Geral, em Belém.

Foto: Reprodução/Polícia Civil do Pará

Galeria A Primeira Mulher (Rondônia)

Localizada no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, o espaço presta homenagem à 21 mulheres pioneiras do estado de Rondônia, cujas atuações em suas respectivas funções contribuíram para a construção da história e do desenvolvimento da sociedade.

Leia também: Com mais de 100 doações de sangue, servidor público se torna recordista em Rondônia

Foto: Reprodução/Tribunal de Justiça de Rondônia

Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves (Roraima)

O nome do complexo, localizado no bairro Dos Estados, Zona Leste de Boa Vista, é uma homenagem ao ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Rivaldo Fernando Neves, morto em 2020 em decorrência de um AVC, aos 72 anos.

Engenheiro formado desde 1972, participou da construção de prédios públicos e privados na cidade e atuou também como secretário de Obras.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa de Roraima

Avenida Siqueira Campos (Tocantins)

A principal via urbana de Palmas homenageia o fundador do Tocantins e idealizador da capital, José Wilson Siqueira Campos.

Falecido aos 94 anos, em julho de 2023, o primeiro governador de Tocantins dá nome à avenida de vinte e cinco quilômetros de extensão e que liga as regiões norte e sul de Palmas.

Foto: Luciane Pires/Secom Palmas

Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira (Maranhão)

Localizado em Imperatriz, o complexo esportivo homenageia o professor Jackson Pereira, que teve papel fundamental no crescimento da educação na cidade maranhense e foi defensor da valorização dos professores.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Imperatriz
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cotas de Proteção Ambiental, no Pará, aproximam produção rural da preservação da floresta

A Cota permite que a regularização ambiental, muitas vezes vista como obstáculo, se transforme em oportunidade.

Leia também

Publicidade