Livro ‘Saudades do Meu Gato Dom’. Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) teve sua produção acadêmica e literária reconhecida em uma importante ação de valorização cultural promovida pelo Governo do Estado do Tocantins e pela Secretaria da Cultura.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
No fim do mês de maio, as instituições divulgaram, por meio dos canais oficiais no Instagram, uma lista com sete obras consideradas essenciais para conhecer e se apaixonar pela literatura tocantinense. Entre os títulos selecionados está Saudades do Meu Gato Dom, de autoria do professor Francisco Neto Pereira Pinto, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT.
O livro do professor Francisco Neto, que já havia alcançado notoriedade nacional ao figurar, em março de 2025, entre os 10 e-books mais vendidos da Amazon na categoria Fantasia para Jovens e Adolescentes, representa o alcance e a relevância da literatura produzida a partir da universidade pública tocantinense.
Leia também: Livro busca valorizar plantas medicinais em comunidades quilombolas do Tocantins
Saudades do Meu Gato Dom

Saudades do Meu Gato Dom é um conto testemunho baseado em uma história real. Na obra, o autor narra com sensibilidade e profundidade a trajetória de Dom, um gato de rua adotado por sua família. A transformação do animal — de agressivo e desconfiado a afetuoso e companheiro — comove leitores ao retratar temas universais como o amor, a perda e o luto. A narrativa, construída a partir da convivência e da despedida precoce do animal, destaca-se pelo tom emotivo e pela capacidade de tocar leitores de todas as idades.
A seleção da obra pelo Governo do Tocantins como leitura indispensável, além de dar maior visibilidade a obra do professor Francisco Neto, também valoriza o papel da UFNT como protagonista na formação de escritores, pesquisadores, leitores críticos e com a promoção da cultura, da memória e da identidade tocantinense por meio da literatura.
Leia também: Cartilha com brincadeiras e jogos dos povos indígenas Apinajé é lançada no Tocantins