Que data é essa na placa? Saiba por quê algumas ruas de Manaus foram batizadas com datas

Por causa da correria do dia a dia quase nunca prestamos atenção sobre a origem das ruas de Manaus.

Foto: Reprodução/Google Maps

Manaus (AM) possui várias ruas e avenidas cujos nomes são datas, muitas vezes homenageando acontecimentos que marcaram a sociedade local e/ou nacional. Por causa da correria do dia a dia quase nunca prestamos atenção sobre a origem dessas datas e a sua importância histórica ou até mesmo referências religiosas.

O Portal Amazônia preparou uma lista em que desvenda a origem de alguns desses nomes. Confira:

Rua 24 de Maio

Localizada no Centro, a Rua 24 de Maio é conhecida por ser o endereço de lugares como o Hospital Beneficente Portuguesa e o Campo de Futebol do Colégio Dom Pedro. A data é referência às comemorações de Nossa Senhora Auxiliadora, figura católica invocada em momentos de dificuldade e que intercede por quem lhe pede ajuda junto a Deus.

Foto: Reprodução/Google Maps

Avenida 7 de Setembro

Outra via urbana de grande relevância na cidade é a Avenida 7 de Setembro. A data é referência à uma dos momentos históricos mais marcantes da história do país, a Independência do Brasil, anunciada nesta data no ano de 1822.

Foto: Reprodução/Google Maps

Avenida 10 de Julho

A Avenida 10 de Julho também é super popular na capital amazonense. Isso porque é lar de lugares icônicos para o turismo, como o Largo de São Sebastião, a Paróquia de São Sebastião, o Teatro Amazonas e o Juma Opera. A data celebra a Elevação do Amazonas à categoria de província autônoma, em 1850.

Foto: Reprodução/Google Maps

Rua 13 de Maio

No bairro do Educandos, esta rua é percurso de diversos motoristas diariamente, mas você sabe à que momento histórico ela se refere? A via homenageia à Abolição da Escravatura no Brasil, em 1888.

Foto: Reprodução/Google Maps

Rua 5 de Setembro

Localizada no bairro Japiim, a Rua 5 de Setembro termina na Avenida Tefé. O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, é um marco importante que lembra da necessidade urgente de conservar esse bioma, essencial no combate às mudanças climáticas e vital para as populações que nele vivem.

Foto: Reprodução/Google Maps

E aí? Quais outras ruas devem entrar para esta lista?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade