Conquista inédita para Roraima a nível nacional. O roraimense macuxi Arrison da Silva Junior, da equipe América Champion, venceu a final da categoria até 63 kg cadete em Santa Catarina e se tornou o primeiro indígena campeão brasileiro de boxe.
Durante a semana, o lutador já havia garantido ao menos a medalha de bronze por ter se classificado à semifinal e, assim, se tornou o primeiro indígena medalhista no Brasileiro de Boxe. Agora, ele trocou o bronze pelo ouro.
Após vencer três lutas -, contra Davi Lopes, Pedro Queiroz e Pedro Pereira -, durante o Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete e Juvenil, realizado em Foz do Iguaçu (PR), Arrison Junior enfrentou Leonardo Schaitel, de Santa Catarina, no dia 5 de setembro. Com o fim dos três rounds, o roraimense venceu por decisão unânime dos juízes.
“Tô me sentindo muito alegre. Quero agradecer às pessoas que acreditaram em mim, que me apoiaram e ajudaram com a passagem aérea para chegar até aqui. Agradeço à minha mãe e ao meu pai que me incentivaram todos os dias, estavam sempre lá me ajudando, e também aos meus treinadores a professora Andressa e o professor Ronaldo. Eu disse que levaria a medalha de ouro para nós, vamos nessa”, disse em vídeo, emocionado, o atleta macuxi.
Dessa forma, Roraima encerrou a participação no Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete e Juvenil – para atletas entre 15 e 18 anos -, com cinco medalhas, sendo quatro de bronze e uma de ouro.
Os roraimenses medalhistas de bronze foram Samilly Vitória e Deividy Oliveira, ambos da equipe Boxe Premier; e Juliana Farias e Vinicius Castelo, da equipe Gigantes de Aço.
*Por Ivonisio Lacerda Júnior, da Rede Amazônica RR