Roraima lidera proporção de adeptos de tradições indígenas no Brasil, mostra Censo 2022

No total, 8.488 declararam seguir tradições indígenas, número que representa 1,7% da população de Roraima. Estado também é proporcionalmente o mais indígena do Brasil, com 97.320 pessoas autodeclaradas.

Xamãs durante ritual na região de Palimiú, na Terra Yanomami. Foto: Samantha Rufino/Rede Amazônica RR

Roraima é o estado com maior proporção de adeptos de tradições indígenas do país, segundo novos dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, 8.488 declararam seguir tradições indígenas — número que representa 1,7% da população roraimense.

O estado também é proporcionalmente o estado mais indígena do Brasil, com 97.320 pessoas autodeclaradas. No entanto, o número dos adeptos das tradições indígenas é onze vezes menor do que o total de pessoas indígenas no estado.

Leia também: Amazonas e Roraima se destacam com maiores índices de população indígena

No Brasil todo, seguidores de tradições indígenas representam 0,1% da população. Destes, 74,5% se declaram indígenas. No Censo de 2022, para mapear o número em áreas indígenas, a pergunta foi feita de maneira diferente, como explica o Assessor Técnico Especializado em Roraima, Eduardo Frigério.

“Nos setores regulares da cidade, a pergunta era: qual é sua religião ou culto. Quando a o recenseador tava dentro da terra indígena, a pergunta era: qual a sua crença ritual indígena ou religião? Para ele entender que poderia escolher também alguma opção da crença do que ele vivencia lá na na comunidade”, disse.

Amajari é um município do norte do estado de Roraima em uma região que tem 8 Terras Indígenas, totalizando 19 comunidades indígenas, inclusive é famosa por conta da Serra do Tepequém. Foto: Reprodução/Prefeitura de Amajari

Em Roraima, Amajari é o município com a maior proporção de habitantes que seguem tradições indígenas: 25,38% da população, o que equivale a 2.540 pessoas. A região abriga oito Terras Indígenas, onde estão distribuídas 19 comunidades.

Em seguida vem Alto Alegre, com 23,58% da população — 3.588 pessoas — vinculada às tradições indígenas. O território do município inclui parte da Terra Indígena Yanomami.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Além disso, o censo apontou que em números reais, 86.216 roraimenses não tem uma religião. Apesar disso, o catolicismo ainda é o mais praticado no estado: são 192.821 fiéis, o que corresponde a 30% da população — 636.707 habitantes.

A evangélica é a segunda religião com mais adeptos em Roraima, com 174.801 pessoas. A Umbanda, religião afro-brasileira, tem a menor concentração no estado, são apenas 1.551 praticantes declarados.

O estado também tem a maior proporção de pessoas com outras religiosidades: 7,8%. Os demais roraimenses estão divididos entre os que se declaram espíritas (3.245) e os que não sabem (518).

Em todo o Brasil, a proporção de brasileiros que se declaram católicos caiu ao menor nível já registrado desde 1872. Apesar da queda, o catolicismo ainda é a maior religião no país, seguido pela religião evangélica.

Leia também: Censo 2022 aponta que índice de alfabetização entre indígenas sobe, mas segue preocupante

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada pelo instituto para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

No total, 8.488 declararam seguir tradições indígenas — número que representa 1,7% da população roraimense. Estado também é proporcionalmente o estado mais indígena do Brasil, com 97.320 pessoas autodeclaradas.

*Com informações da Rede Amazônica RR

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Região Norte deve receber sistema de alertas da Defesa Civil até o fim de 2025

Deram início às capacitações na região Norte do país. A previsão é que o sistema esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.

Leia também

Publicidade