Quem foi Dandãezinho? Saiba quem é o homenageado no parque que sedia a Expoferr Show em Roraima

A exemplo do tio, Dandãezinho se tornou uma referência do agronegócio em Roraima e também uma das pessoas mais influentes da região.

Parque de Exposições Dandãezinho. Foto: Reprodução/Secom RR

O Parque de Exposições Dandãezinho sedia grandes eventos em Roraima, como a 44ª edição da Expo-Feira Agropecuária de Roraima, a Expoferr Show. Localizado na região de Monte Cristo, no sentido Norte da BR-174, área rural de Boa Vista, o espaço sedia há mais de 30 anos a principal feira agropecuária do estado roraimense.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O nome do parque é uma homenagem à João Alves dos Reis, conhecido popularmente como Dandãezinho, um dos fazendeiros de maior destaque de Roraima que também está entre os pioneiros do desenvolvimento agropecuário do estado.

Mas quem foi Dandãezinho? Porque recebeu esse apelido? Baseado em registros históricos disponíveis na internet, o Portal Amazônia conta a história desse personagem que consolidou seu nome no maior evento do agronegócio roraimense.

Quem foi Dandãezinho?

Nascido no interior de Roraima, João Alves dos Reis (1907-1992) foi um dos maiores criadores de cavalo de Roraima. Apesar de ser filho de pais cearenses, João foi criado pelo tio, o fazendeiro João Evangelista de Pinho, o “Velho Dandãe”, que era uma das figuras mais respeitadas do estado.

Velho Dandãe cedeu o apelido ao sobrinho, que ficou conhecido como Dandãezinho
Velho Dandãe ao lado do filho Ubirajara Pinho. Foto: Facebook-Boa Vista de Antigamente

Ao lado do tio, João percorria diversas fazendas do “Velho Dandãe” espalhadas no interior do estado. Sua companhia acabou gerando um apelido de família, Dandãezinho, batizado pelo próprio Evangelista. Agora batizado, o sobrinho não só herdou o apelido do tio como também seguiu os seus passos: tornou-se dono de várias propriedades e chegou a administrar, segundo relatos, cerca de 10 mil cabeças de gado e dezenas de cavalos.

A exemplo do tio, Dandãezinho se tornou uma referência do agronegócio em Roraima e também uma das pessoas mais influentes da região, onde apoiou campanhas políticas de personalidades e teve papel fundamental na defesa da população roraimense.

Dandãezinho faleceu em 30 de outubro de 1992 e, após a morte, o Governo de Roraima o homenageou batizando o Parque de Exposições Dandãezinho com seu apelido. Um gesto de reconhecimento em prol da sua atuação no cenário agropecuário do estado.

Leia também: 5 lugares encantadores para conhecer em Roraima

Complexo multiuso

Com uma área de aproximadamente 240 mil m², o Parque de Exposições Dandãezinho é um complexo multiuso projetado para grandes eventos, principalmente a Expoferr Show. Suas instalações conta com palcos para shows, arenas para rodeio, parque de diversões, espaços para estandes e até auditório, onde suporta públicos que ultrapassam 70 mil pessoas.

O parque moderno sedia, há mais de 30 anos, a maior feira agropecuária de Roraima, que a cada ano vem crescendo em números e importância para o setor do agronegócio da região Norte.

Expoferr
O Parque de Exposições Dandãezinho sedia diversos eventos em Roraima e, entre eles, há 30 anos, recebe a Expoferr Show. Foto: Reprodução/Secom RR
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade