Das ruas do Centro de Manaus ao cenário nacional: quem é Patixa Teló?

Saiba quem é Patixa Teló, a influenciadora amazonense que roubou a cena durante visita imersiva à nova casa do BBB 26.

Conheça o perfil da influenciadora amazonense que roubou a cena durante visita imersiva à nova casa do Big Brother Brasil 26. Foto: Reprodução/Instagram – @eupatixa

Uma das figuras mais carismáticas da internet brasileira, a influenciadora do Amazonas Patixa Teló roubou a cena durante a ação da TV Globo que convidou personalidades para uma visita na casa do Big Brother Brasil 26 (BBB 26). A estrela amazonense foi uma das atrações do evento, realizado nesta quinta-feira (8), onde tirou diversas fotos tanto com os convidados presentes na ação quanto do público que acompanhava do lado de fora.

Patixa Teló no BBB 26
Patixa Teló na casa do BBB 26. Foto: Reprodução/Instagram-GShow

A presença da influenciadora no ambiente do reality show provou mais uma vez que seu carisma, humor e autenticidade ultrapassaram as fronteiras do Amazonas e agora repercutem em todo o cenário nacional.

Mas como surgiu o fenômeno “Rainha do Amazonas”, como é popularmente conhecida?

Afinal, quem é Patixa Teló?

Aos 48 anos, com irreverência, representatividade e superação, Patixa cativou o público brasileiro e tem ganhado cada vez mais notoriedade nas redes sociais, onde soma atualmente (9 de janeiro de 2026) 1,7 milhão de seguidores no Instagram e 1,1 milhão no Tiktok.

De uma família humilde, Patixa Teló é uma mulher trans natural de Juruti, município do Pará. Antes, segundo informações espalhadas pelas redes, seu nome seria Antônio Luiz Souza da Silva, atendendo pelo nome social Patrícia. Última de cinco filhos de sua mãe, a dona Iraci, é a única com uma condição especial: tem Síndrome de Down.

E o que poderia ser um fator de dificuldade acabou se tornando um símbolo de inclusão e representatividade. Para ajudar no sustento da casa, Patixa começou a trabalhar em lojas do Centro de Manaus, como um tipo de anunciante.

Com um jeito espontâneo e divertido, ela chamava a atenção do público e atraía clientes para a loja, demonstrando ali as suas primeiras habilidades para influenciar pessoas.

Patixa Teló é natural de Juriti, município do Pará. Foto: Reprodução/Instagram-eupatixa

Primeiros passos

Foto tirada de Patixa em Belém, no Pará. Foto: Reprodução/X

Sua atuação no comércio popular na capital amazonense acabou chegando nas redes sociais. Diversos vídeos da celebridade começaram a viralizar nas plataformas digitais. Sua desenvoltura com o público e a forma divertida de se relacionar com as pessoas acabou virando uma marca registrada na internet, o que contribuiu para que sua imagem começasse a ser uma das mais conhecidas do Amazonas.

O crescimento das postagens rapidamente levou a influenciadora a se reconhecida por onde passava. Pedidos de fotos e interações com o povo manauara começaram a fazer parte da rotina dela, que cada vez mais ganhava notoriedade no cenário local. Influenciadores, famosos e até personalidades políticas começaram a reconhecer Patixa como uma figura que representa o Norte do Brasil.

Em viagens pelos municípios do Amazonas ou nos estados da região Norte, a presença de Patixa e a manifestação do público começaram a provar que a fama já estava consolidada. Seja na internet ou nas ruas, o anonimato abriu espaço para o crescimento da popularidade da “Rainha do Amazonas” e, graças às redes sociais, começou a invadir os perfis de brasileiros em todo o país.

Leia também: Universitária leva Patixa Teló para formatura e bomba na web

Reconhecimento nacional

A popularidade de Patixa Teló começou a ganhar contornos nacionais quando a influenciadora se tornou a embaixadora do Boi Caprichoso, uma das agremiações folclóricas que protagonizam o Festival Folclórico de Parintins, a maior manifestação cultural à céu aberto do mundo.

A influenciadora amazonense é considerada a embaixadora do Boi Caprichoso. Foto: Reprodução/Instagram-boicaprichoso

Sua imagem atrelada a um dos bois da maior festa folclórica do Brasil expandiu seu sucesso para o restante do país. Sua visibilidade ultrapassou as fronteiras da região Norte e Patixa começou a ser uma das figuras mais carismáticas da internet brasileira, o que rendeu diversos convites para programas e projetos nacionais.

A primeira aparição nacional foi a participação no Rancho do Maia, reality promovido pelo influenciador Carlinhos Maia. Em meio à personalidades da internet, Patixa rapidamente chamou atenção por seu jeito divertido, gerando memes e mostrando o porquê é uma das figuras mais carismáticas do Brasil.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Após o sucesso no Rancho, Patixa foi escolhida para outro projeto nacional: a celebridade foi convidada da plateia do Estrela da Casa, reality musical da TV Globo. Além de participar do programa, ele aproveitou a presença nos bastidores da emissora para conhecer atores e circular pelos estúdios de novelas como Vale Tudo.

Patixa durante visita nos estúdios Globo. Foto: Reprodução/Instagram-eupatixa

Representatividade

A fama de Patixa Teló também carrega a promoção pela inclusão e diversidade de gênero, por ter se declarado transexual. Seus seguidores, inclusive, o consideram como a primeira “transdown” do país a alcançar grande notoriedade digital.

Além da representatividade, a visibilidade de Patixa também reforça o combate ao preconceito, a quebra de estereótipos e a celebração da diversidade no país.

Rainha do Amazonas em sua participação no Espiadinha BBB 26. Foto: Reprodução/Instagram-Gshow
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Quem são os amazônidas que já participaram do Big Brother Brasil (BBB)

Há mais de 20 anos, o BBB é uma opção certa para quem busca entretenimento. Alguns amazônidas fazem parte da história do reality, você lembra todos?

Leia também

Publicidade