Peteleco e Galerito: os bonecos que marcaram o Amazonas

Relembre as histórias dos fantoches que faziam sucesso entre os anos 1990 e 2000. 

O Amazonas possui diversos atrativos turísticos e histórias curiosas que atraem os olhares de todo o mundo. Mas, entre as coisas mais inusitadas pelas quais o Estado é conhecido, estão os bonecos que fizeram tanto sucesso, que não tem que não os conheça: Peteleco e Galerito.

Mas, se por acaso você não os conhece, o Portal Amazônia relembra:

Peteleco

A criação do ventríloquo Oscarino Farias Varjão é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas desde 2016, pois, juntos, Oscarino e Peteleco somavam 60 anos de carreira.

Suas histórias iniciaram na década de 1950, quando Oscarino tinha 20 anos e fazia shows nas ruas da capital como forma de superar dificuldades financeiras. O personagem foi criado no dia 15 de maio de 1957. 

Oscarino e Peteleco. Foto: Indiara Bessa/Acervo/g1 Amazonas

Além do reconhecimento como patrimônio cultural, as apresentações renderam a Oscarino uma participação no Programa do Jô, em novembro de 2000, e documentários sobre sua obra.

O criador do popular boneco morreu aos 81 anos em abril de 2018 em Manaus, por conta de uma parada cardíaca.

Galerito 

Galerito é um fantoche que ganhou popularidade no Amazonas por conta de uma briga no programa Canal Livre, na antiga TV Rio Negro. Ele já era conhecido por seus comentários ácidos e por levar humor ao programa, mas foi a briga com Gilson Luiz do Santos do Carmo, o Gil da Esfirra, enquanto Nunes Filho cantava no programa, que levou sua popularidade à outro patamar.


Gil era vendedor de salgados e fazia algumas participações no programa, mas sempre que Galerito (interpretado por Iserlohn Castro) aparecia o chamando de Rogério (uma alusão à musica de Renato Fechine), ele perdia o controle, chateado com a “brincadeira”. Em uma das participações, irritado com a persistência do fantoche, Gil partiu para a briga e a cena acabou se tornando conhecida, inclusive, nacionalmente.
Foto: Reprodução/Youtube-Tozza

E o boneco ganhou nova popularidade em 2019, por conta da série documental ‘Bandidos na TV’, produzida pela Netflix. A série foi baseada na história do apresentador de televisão e ex-deputado estadual pelo Amazonas Wallace Souza, e sim, a cena da briga entre Galerito e Gil aparece na produção.


Já em dezembro de 2019, Willace Souza criou uma nova versão do programa, com a participação do controverso fantoche, reavivando a lembrança de muitos do icônico momento televisivo. E para completar, em 2020 a banda norte-americana de pós-punk Protomartyr lançou o clipe da música ‘Processed By The Boys‘ com clara referência ao clássico encontro. 

E aí? Conhece mais  bonecos populares pela Amazônia?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores instalam estação meteorológica em Alvarães para monitorar clima na Amazônia

Instalada na Floresta Nacional de Tefé, estação meteorológica busca ampliar rede de monitoramento climático na região da Amazônia Central.

Leia também

Publicidade