Pesquisa aponta que marabaixo e tecnobrega são práticas culturais dominantes em Macapá

O marabaixo foi o mais votado como o principal evento cultural de Macapá, por 21% da população. Dados superam o das festas juninas (10%), carnaval (8%) e outros eventos musicais (3%).

Marabaixo é eleito principal evento cultural do estado. Foto: Gabriel Penha/Fundação Marabaixo

Uma pesquisa nacional aponta que em Macapá, o marabaixo, technobrega, Fortaleza de São José e o açaí (na gastronomia) são as práticas culturais dominantes entre os moradores. O levantamento foi apresentado no dia 10 de junho, no Centro de Cultura Negra do Amapá.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A pesquisa é feita pela Jleiva Cultura & Esporte, em parceria com o instituto Datafolha. Em Macapá, 600 pessoas a partir de 16 anos de diferentes regiões e níveis econômicos foram entrevistadas entre 19 fevereiro e 22 de maio de 2024.

Ao total , a pesquisa já realizou 19.500 entrevistas nas 26 capitais brasileiras. Os dados servem como um parâmetro para a melhor compreensão das culturas locais, que revelam as tendências e nova possibilidades para impulsão do setor cultural no estado.

João Leiva, que é o coordenador da pesquisa Cultura nas Capitais, explicou que as conclusões do levantamento mostram que houve queda no acesso à cultura no meio das pessoas mais velhas.

“Nos países desenvolvidos isso começa a acontecer a partir dos 60 ou 70 anos muitas vezes. No Brasil, isso começa a partir de 50 anos e isso bate com a questão das políticas culturais, porque boas partes dessas políticas são voltadas para os jovens”, disse.

Leia também: Arraial, sertanejo, tacacá: pesquisa nacional revela preferências culturais em Rio Branco

Dados das práticas culturais

O marabaixo foi o mais votado como o principal evento cultural de Macapá, por 21% da população. Dados superam o das festas juninas (10%), carnaval (8%) e outros eventos musicais (3%).

“Houve uma pesquisa séria sobre o setor cultural e eu fiquei muito feliz […] O marabaixo foi uma das culturas que mais cresceram. Para nós marabaxeiras, que têm esse pertencimento, que têm essa ancestralidade, só tenho a agradecer”, disse Elisia Congó, coordenadora do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos.

Leia também: Marabaixo é usado para ensinar a história afro-amapaense em escola no Amapá

A Fortaleza de São José foi eleita o o espaço cultural mais visitado e o ritmo technobrega é a maior preferência local, com 17%. A porcentagem de preferência do ritmo é maior que a média nacional, de 1%.

Fortaleza de São José de Macapá. Foto: Camila Karina Ferreira

O açaí foi escolhido com o principal prato típico de Macapá, por 35% dos macapaenses. O número supera o de Belém, onde o prato foi apontado por 16% dos entrevistados.

Os dados coletados são usados no desenvolvimento de ações concretas e inclusivas, conforme às necessidades específicas dos diversos grupos avaliados.

*Por Isadora Pereira e Raylana Dantas, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

ANA aponta que o Brasil possui 241 barragens em situação de risco; veja quais estão na região norte

Das 296 barragens indicadas como prioritárias para gestão de segurança, 241 possuem risco alto ou médio de potencial dano humano.

Leia também

Publicidade