Personagens do folclore amazônico são transformados em peças de xadrez

Inspirada no folclore brasileiro, a designer Ana Oliveira produziu um projeto com o objetivo de criar modelos das peças do xadrez em 3D na forma dos personagens populares.

O folclore do Brasil inspira histórias e “causos” que se perpetuam por gerações. E esse universo fantástico levou uma universitária a desenvolver um jogo de xadrez baseado nos personagens que fazem parte da cultura brasileira. 

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a designer Ana Oliveira afirma que o intuito não é o ensino de xadrez para crianças, mas apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiro é abordado nas escolas.

Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal

Representação 

No projeto de Ana, cada peça do folclore representa uma peça de xadrez: os peões são o Curupira, as torres são o boitatá, os cavalos são a mula-sem-cabeça, os bispos são o boto-cor-de-rosa, o rei é o saci-pererê e a rainha é a cuca.

Ainda no projeto, Ana explica que os personagens foram escolhidas a partir de sua representação dentro do folclore brasileiro e as peças foram produzidas em resina e finalizadas em uma impressora 3D.

As peças do xadrez folclórico foram dividas assim:

A rainha é a Cuca
O rei é o Saci-Pererê
As torres são o Boitatá
Os bispos são o Boto-cor-de-rosa
Os cavalos são a Mula-sem-cabeça
Os peões são o Curupira

As cores escolhidas para representar os lados foram branca e vermelha. Confira algumas imagens do jogo:

Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal
Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal
Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal
Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal
Foto: Ana Oliveira/Acervo pessoal
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade