Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe título de Patrimônio Mundial

A região foi reconhecida por seu campo de dunas intercaladas com lagoas de água doce, ambiente moldado pelo vento e único no mundo.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi incluído nesta sexta-feira (26) na lista do Patrimônio Mundial durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Nova Délhi, na Índia. O Maranhão é um dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

A região foi reconhecida por seu campo de dunas intercaladas com lagoas de água doce, ambiente moldado pelo vento e único no mundo.

O parque abriga quatro espécies ameaçadas de extinção, o guará, a lontra-neotropical, o gato-do-mato e o peixe-boi-marinho. Estima-se que cerca de 133 espécies de plantas, 112 espécies de aves e pelo menos 42 espécies de répteis vivam na região. 

O relatório aprovado pelo comitê destacou o arcabouço legal e institucional que garante a proteção permanente da área. Na zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, a Unidade de Conservação foi criada em 1981 e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fotos: Divulgação/Governo do Maranhão

O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural, segundo a Unesco, ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade. 

Com os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a ter 24 títulos de Patrimônio Mundial: 15 por razões culturais, oito naturais e um misto.

O Centro Histórico de São Luís já possuía o título de Patrimônio Mundial Cultural. Na Amazônia, o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, é considerado Patrimônio Mundial Natural.

*Com informações do ICMBio e Iphan

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade