O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi incluído nesta sexta-feira (26) na lista do Patrimônio Mundial durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Nova Délhi, na Índia. O Maranhão é um dos Estados que compõem a Amazônia Legal.
A região foi reconhecida por seu campo de dunas intercaladas com lagoas de água doce, ambiente moldado pelo vento e único no mundo.
O parque abriga quatro espécies ameaçadas de extinção, o guará, a lontra-neotropical, o gato-do-mato e o peixe-boi-marinho. Estima-se que cerca de 133 espécies de plantas, 112 espécies de aves e pelo menos 42 espécies de répteis vivam na região.
O relatório aprovado pelo comitê destacou o arcabouço legal e institucional que garante a proteção permanente da área. Na zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, a Unidade de Conservação foi criada em 1981 e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural, segundo a Unesco, ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade.
Com os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a ter 24 títulos de Patrimônio Mundial: 15 por razões culturais, oito naturais e um misto.
O Centro Histórico de São Luís já possuía o título de Patrimônio Mundial Cultural. Na Amazônia, o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, é considerado Patrimônio Mundial Natural.
*Com informações do ICMBio e Iphan