Portal Amazônia responde: o que as pessoas mais buscam sobre a Amazônia?

As pesquisas e tópicos mais buscados podem ter gerado interesse devido aos acontecimentos ocorridos na Amazônia em 2024, como a seca extrema e as queimadas recordes. O que você tem pesquisado?

Imagem de Tumisu (Pixabay), com edição de texto

Criado há mais de uma década, o Google Trends é uma ferramenta gratuita da plataforma Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Além de identificar tendências de pesquisa em tempo real, o tempo de análise pode variar de 24 horas até os últimos 5 anos. Pensando nisso, o Portal Amazônia questionou: afinal, o que as pessoas buscam sobre a Amazônia?

Ao filtrar o interesse por sub-região, é notável que os estados de maior interesse na internet são o Pará e o Amazonas, que, por coincidência são os maiores em extensão territorial e densidade demográfica da Amazônia brasileira.

Leia também: Portal Amazônia responde: Quantos países da Europa ‘cabem’ nos estados da Amazônia Legal?


Foto: Reprodução/Google Trends

Quando filtramos os assuntos gerais pesquisados (neste 31 de dezembro de 2024), é possível observar como a Amazônia tem se destacado e as pesquisas relacionadas à ela:


Foto: Reprodução/Google Trends

Ao filtrar por pesquisas relacionadas, e removendo as que não estão diretamente ligadas ao bioma ou a região, surgem cinco tópicos de crescente interesse:

  1. Queimadas
  2. Desmatamento na Amazônia
  3. Concurso público
  4. Garimpo ilegal
  5. Quantos municípios tem na Amazônia?

As pesquisas e tópicos mais buscados podem ter gerado interesse devido aos acontecimentos ocorridos na Amazônia em 2024, como a seca extrema e as queimadas recordes. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a degradação florestal na região em 2024 foi a maior dos últimos 15 anos. Apenas em setembro, uma área de 547 km² foi desmatada.

Somado a isso, outros fatores como a estiagem severa, que afetou mais de 747 mil pessoas, superando inclusive o ano de 2023, também surgem nas pesquisas. Os principais rios da bacia do Amazonas, como o Amazonas, Madeira, Solimões, Negro e Purus, registraram a pior seca em 122 anos. O Rio Negro estava a menos de dois metros de sua seca histórica em setembro de 2024. Por fim, a presença de fumaça ocasionada em decorrência das queimadas também é um dos fatores que contribuíram para o aumento das buscas.

Mas e você? O que você tem pesquisado sobre a Amazônia?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade