Imagem de Tumisu (Pixabay), com edição de texto
Criado há mais de uma década, o Google Trends é uma ferramenta gratuita da plataforma Google que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.
Além de identificar tendências de pesquisa em tempo real, o tempo de análise pode variar de 24 horas até os últimos 5 anos. Pensando nisso, o Portal Amazônia questionou: afinal, o que as pessoas buscam sobre a Amazônia?
Ao filtrar o interesse por sub-região, é notável que os estados de maior interesse na internet são o Pará e o Amazonas, que, por coincidência são os maiores em extensão territorial e densidade demográfica da Amazônia brasileira.
Leia também: Portal Amazônia responde: Quantos países da Europa ‘cabem’ nos estados da Amazônia Legal?
Quando filtramos os assuntos gerais pesquisados (neste 31 de dezembro de 2024), é possível observar como a Amazônia tem se destacado e as pesquisas relacionadas à ela:
Ao filtrar por pesquisas relacionadas, e removendo as que não estão diretamente ligadas ao bioma ou a região, surgem cinco tópicos de crescente interesse:
- Queimadas
- Desmatamento na Amazônia
- Concurso público
- Garimpo ilegal
- Quantos municípios tem na Amazônia?
As pesquisas e tópicos mais buscados podem ter gerado interesse devido aos acontecimentos ocorridos na Amazônia em 2024, como a seca extrema e as queimadas recordes. De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a degradação florestal na região em 2024 foi a maior dos últimos 15 anos. Apenas em setembro, uma área de 547 km² foi desmatada.
Somado a isso, outros fatores como a estiagem severa, que afetou mais de 747 mil pessoas, superando inclusive o ano de 2023, também surgem nas pesquisas. Os principais rios da bacia do Amazonas, como o Amazonas, Madeira, Solimões, Negro e Purus, registraram a pior seca em 122 anos. O Rio Negro estava a menos de dois metros de sua seca histórica em setembro de 2024. Por fim, a presença de fumaça ocasionada em decorrência das queimadas também é um dos fatores que contribuíram para o aumento das buscas.
Mas e você? O que você tem pesquisado sobre a Amazônia?