Portal Amazônia responde: o que é pitiú?

O termo 'pitiú' ganhou projeção nacional com a música 'No meio do pitiú', interpretada pela cantora paraense Dona Onete, mas sua origem e significado remontam às raízes da região amazônica.

A garça namoradeira
Namora o malandro urubu
Eles passam a tarde inteira
Causando o maior rebu
Na doca do Ver-o-Peso
No meio do Pitiú
No meio do Pitiú, no meio do Pitiú
No meio do Pitiú, no meio do Pitiú

A cultura amazônica é rica em expressões e termos que refletem a identidade e o modo de vida de seu povo. Um exemplo emblemático é a palavra “pitiú“, popularmente utilizada para descrever um cheiro forte, especialmente o odor característico de peixe fresco.

O termo ganhou até projeção nacional por causa da música ‘No meio do pitiú’, interpretada pela cantora paraense Dona Onete, mas sua origem e significado remontam às raízes da região.

Leia também: Conheça Dona Onete, a diva do carimbó chamegado

De acordo com o professor e linguista Sérgio Freire, “pitiú” deriva do termo tupi “pïti’u”, que significa um cheiro muito forte e desagradável.

No “português amazônico” a palavra sofreu adaptações fonéticas, tornando-se “pitiú” ou “pichu”, e passou a ser associada ao cheiro intenso exalado por peixes frescos, principalmente nas feiras e mercados da região.

“No português amazônico, ‘pitiú’, originalmente ‘pichu’, é utilizado para descrever o cheiro forte e característico do peixe fresco. A presença de termos de origem tupi na fala amazônica reflete a forte influência indígena na formação do português oral da região. ‘Pitiú’ é um exemplo clássico desse fenômeno linguístico”, informou ao Portal Amazônia.

No Pará, o “pitiú” é um termo comum no dia a dia das feiras livres, sendo especialmente relacionado ao Mercado do Ver-o-Peso, em Belém. Considerado o maior mercado a céu aberto da América Latina, o local é conhecido não apenas pela sua variedade de peixes, mas também pelo forte cheiro que domina o ambiente.

Para os frequentadores e trabalhadores do mercado, estar “no meio do pitiú” significa estar rodeado pelo característico cheiro forte do peixe fresco. Além disso, o uso também acabou sendo empregado em odores fortes também do ovo, de frango e até mesmo de maresia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda abriga vestígios que contribuem para entender a história indígena

O Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda está inserido em uma região rica em patrimônio arqueológico, com outros três sítios registrados nas proximidades.

Leia também

Publicidade