Amazonas está entre os estados com maior número de pessoas com o nome ‘Neymar’, segundo IBGE

Foto: Bruno Vaz/CBF

O nome Neymar ultrapassou as fronteiras do futebol e chegou aos registros civis do Amazonas. No levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o estado está entre os três com maior número de pessoas batizadas com o nome inspirado no jogador da Seleção Brasileira.

Leia também: Saiba quais são os sobrenomes mais comuns nos estados da Amazônia segundo o IBGE

De acordo com o estudo ‘Nomes do Brasil‘, o Amazonas soma 239 registros de pessoas chamadas Neymar, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo — estado natal do atacante. Os dados mostram que o fenômeno cultural em torno do atleta refletiu diretamente nas escolhas de nomes em várias regiões do país.

A influência de Neymar é ainda mais perceptível no interior do Amazonas. Seis municípios aparecem entre os dez com maior concentração proporcional de registros com o nome. O destaque é para São Paulo de Olivença, que ocupa a segunda colocação nacional, seguida por Santo Antônio do Içá, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Maués e Manaus, que completa a lista na décima posição.

Segundo o IBGE, a popularidade do nome cresceu significativamente a partir de 2010, período em que Neymar se consolidou como uma das principais promessas do futebol brasileiro, jogando pelo Santos Futebol Clube e chamando atenção pela habilidade e pela visibilidade na mídia esportiva.

O levantamento aponta que há 2.443 brasileiros registrados com o nome Neymar, sendo 98% do sexo masculino. A média de idade dessas pessoas é de 11 anos, o que indica que a maioria nasceu durante o auge da carreira do jogador — especialmente entre 2010 e 2015, quando o atleta conquistou títulos importantes e se transferiu para o Barcelona, um dos maiores clubes do mundo.

Leia também: Futebol na Amazônia #1: saiba quais são os principais times e campeonatos que movimentam o Amazonas

Neymar na Arena da Amazônia em Manaus. Foto: Reprodução/ CBF TV
Neymar na Arena da Amazônia em Manaus. Foto: Reprodução/CBF

Neymar segue escolha popular

Entre os anos de 2020 e 2022, o estudo identificou 131 novos registros do nome em todo o país, demonstrando que a influência do jogador permanece presente mesmo após mais de uma década de carreira.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O IBGE destacou que a escolha do nome de figuras públicas é um fenômeno recorrente no país. Nomes de artistas, atletas e personalidades costumam registrar picos de popularidade após momentos de destaque na mídia, como títulos esportivos, prêmios ou grandes aparições públicas.

No Amazonas, a escolha do nome também reflete o alcance do futebol entre as populações do interior. Em municípios como São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, o esporte é uma das principais formas de lazer, e a figura de Neymar se tornou símbolo de sucesso no cenário esportivo nacional.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade