Amazonas está entre os estados com maior número de pessoas com o nome ‘Neymar’, segundo IBGE

Foto: Bruno Vaz/CBF

O nome Neymar ultrapassou as fronteiras do futebol e chegou aos registros civis do Amazonas. No levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o estado está entre os três com maior número de pessoas batizadas com o nome inspirado no jogador da Seleção Brasileira.

Leia também: Saiba quais são os sobrenomes mais comuns nos estados da Amazônia segundo o IBGE

De acordo com o estudo ‘Nomes do Brasil‘, o Amazonas soma 239 registros de pessoas chamadas Neymar, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo — estado natal do atacante. Os dados mostram que o fenômeno cultural em torno do atleta refletiu diretamente nas escolhas de nomes em várias regiões do país.

A influência de Neymar é ainda mais perceptível no interior do Amazonas. Seis municípios aparecem entre os dez com maior concentração proporcional de registros com o nome. O destaque é para São Paulo de Olivença, que ocupa a segunda colocação nacional, seguida por Santo Antônio do Içá, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Maués e Manaus, que completa a lista na décima posição.

Segundo o IBGE, a popularidade do nome cresceu significativamente a partir de 2010, período em que Neymar se consolidou como uma das principais promessas do futebol brasileiro, jogando pelo Santos Futebol Clube e chamando atenção pela habilidade e pela visibilidade na mídia esportiva.

O levantamento aponta que há 2.443 brasileiros registrados com o nome Neymar, sendo 98% do sexo masculino. A média de idade dessas pessoas é de 11 anos, o que indica que a maioria nasceu durante o auge da carreira do jogador — especialmente entre 2010 e 2015, quando o atleta conquistou títulos importantes e se transferiu para o Barcelona, um dos maiores clubes do mundo.

Leia também: Futebol na Amazônia #1: saiba quais são os principais times e campeonatos que movimentam o Amazonas

Neymar na Arena da Amazônia em Manaus. Foto: Reprodução/ CBF TV
Neymar na Arena da Amazônia em Manaus. Foto: Reprodução/CBF

Neymar segue escolha popular

Entre os anos de 2020 e 2022, o estudo identificou 131 novos registros do nome em todo o país, demonstrando que a influência do jogador permanece presente mesmo após mais de uma década de carreira.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O IBGE destacou que a escolha do nome de figuras públicas é um fenômeno recorrente no país. Nomes de artistas, atletas e personalidades costumam registrar picos de popularidade após momentos de destaque na mídia, como títulos esportivos, prêmios ou grandes aparições públicas.

No Amazonas, a escolha do nome também reflete o alcance do futebol entre as populações do interior. Em municípios como São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, o esporte é uma das principais formas de lazer, e a figura de Neymar se tornou símbolo de sucesso no cenário esportivo nacional.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade