A jornalista Paula Cristina segue sua aventura na Amazônia no ‘Narrativas Femininas pelo Mundo‘, mas dessa vez explorando os sabores exóticos de algumas plantas, animais e até insetos nativos.
O episódio dois, transmitido pelo Amazon Sat neste domingo (7), tem como protagonistas quatro mulheres com muita coisa em comum: desde muito cedo começaram a trabalhar e aprenderam a usar os sabores regionais ao seu favor, além do amor expressado pela Amazônia e tudo que ela pode oferecer.
Amazônia, Ivete, Iraci e Clarinda ensinam como a valorização dos sabores da terra pode manter a cultura viva e gerar renda na região.
Clarinda Ramos é chef de cozinha Sateré-Mawé e fundadora da primeira casa de comida indígena do Brasil. Ela viu no dia a dia de seu povo uma forma de apresentar ao mundo um pouco da sua cultura e expressar o que, segundo ela, é um ato de resgate dessa cultura.
Paula Cristina relata o que sentiu ao experimentar os produtos diversificados deste episódio, desde as cachaças apresentadas por Amazônia, feirante a mais de 50 anos do Mercado Adolpho Lisboa ao x-caboquinho super recheado de dona Iraci da feira do Parque 10, em Manaus. Essa foi a primeira vez que Paula provou um fruto típico da região: o tucumã.
Ela também experimentou o famoso tacacá de Ivete, uma senhora que era professora e largou tudo para viver da venda do que ela chama de ‘melhor tacacá da região’.
Confira mais detalhes dessa aventura gastronômica:
Programa especial
O ‘Narrativas Femininas pelo Mundo’ ganhou um novo caminho: os episódios que já foram gravados na Amazônia são exibidos pelo canal Amazon Sat. No total, são cinco episódios que reúnem a experiência de Paula pela região.
*Por Karleandria Aarújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar