Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Marajoara faz sucesso por ser considerado o roqueiro mais antigo do país

Mestre Laurentino é autor do sucesso 'Lourinha Americana', música que ficou conhecida durante a década de 80 no Brasil. A inspiração e dedicação do artista paraense João Laurentino da Silva ao rock surgiu desde jovem. Ele nasceu dia 1° de janeiro de 1926, no arquipélago do Marajó (PA), e afirma que tem como principal referência o músico Edu da Gaita. Através de presentes de discos de vinis e jazz, a família Laurentino o incentivava a trilhar o caminho da música. Tanto, que aos 97 anos, o artista é considerado "o roqueiros mais antigos do País".

Mas foi de forma inusitada que, durante o festival paraense de rock, o Mestre Laurentino recebeu o título de roqueiro mais antigo. O acontecimento foi no dia 4 de abril de 1998, na quarta edição do Festival Rock 6 Horas. Com seu estilo autêntico e sua gaita, Laurentino fez sucesso em meio ao público roqueiro jovem depois de pedir para se apresentar no festival. 

Na época, a banda Mangabezo seria a próxima a ser apresentar e os integrantes acompanharam Laurentino em sua música mais famosa. Foi assim que ele ficou conhecido como o roqueiro mais antigo do País.

Portal Amazônia conversou com o baixista e produtor cultural, Carlos Maciel Gomes, conhecido como 'MG Calibre', um dos músicos que tocam ao lado do mestre marajoara, sobre a história do roqueiro. 

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém

Natural de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, o artista foi criado em Belém pelo jurista Francisco da Costa Palmeira. A história do mestre com a música vem desde os 18 anos, quando Laurentino comprou a primeira gaita, que passou a acompanhá-lo em todas as suas apresentações. Com a composição da música 'Lourinha Americana', o marajoara marcou a história da música paraense. Com sua coleção de roupas cintilantes, coloridas e alegres, o artista levou a música nortista para todo o país, tendo impacto nacional.

A música inclusive foi regravada por artistas como Gilberto Gil e banda Mundo Livre S/A. Além das apresentações nacionais, o Mestre Laurentino já realizou concertos em Londres (Inglaterra) e Paris (França), quando dividiu o palco com a banda Coletivo Rádio Cipó, composta por integrantes da Mangabenzo. Foi com a banda, inclusive, que o Mestre gravou o disco 'Formigando na Calçada do Brasil', em 2005.

"O mestre gosta de tratar o público como 'meu respeitável público' e não fala gíria. Sua música de maior sucesso é 'Lourinha Americana', gravada por Gilberto Gil, Tom Zé e Mundo Livre, Lucinha Bastos, entre outros", 

destacou o músico Calibre.
Foto: Reprodução/ Marcos Barbosa

Origem do nome artístico

João Laurentino teve diversas profissões, dentre elas boxeador, mecânico de aviões e ajudante de pedreiro. A origem do seu nome artístico surgiu enquanto atuava como ajudante de pedreiro.

"Devido ele trabalhar com demolição de casas antigas e obras, quem já convivia com ele há algum tempo apelidou de Mestre Laurentino. Quando entrou na música, ele tinha que ter um nome artístico, e foi quando um colega dele deu a ideia de colocar o nome de 'Mestre Laurentino' e ficou legal. Assim ele passou a se apresentar nos shows assim, juntando o nome dele e a sua profissão", revelou Greyce Correia, filha do mestre Laurentino.

Amizade entre Calibre e Laurentino

A parceria entre mestre Laurentino e Calibre já existe há anos, iniciou na época da apresentação com a banda Coletivo Rádio Cipó. Calibre era baixista e produtor, e a união entre a banda e o mestre possibilitou o lançamento de disco e a realização de diversos shows.

"É divina a minha relação com ele, eu acho que é muito espiritual porque desde que a gente se conhece nós nunca nos abandonamos, a gente se ama muito, cada vez que falo do mestre Laurentino eu me emociono. Meu avô faleceu e o mestre é muito parecido com ele, então eu ganhei um amigo e um avô", emocionado declarou Calibre. 

A prefeitura de Belém produziu um documentário sobre a vida do Mestre em comemoração aos seus 96 anos, em 2022. Confira: 

Ficou curioso sobre a música mais popular do Mestre Laurentino? Ouça:

Veja mais notícias sobre MúsicaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/