Marajoara faz sucesso por ser considerado o roqueiro mais antigo do país

O paraense João Laurentino da Silva, conhecido como Mestre Laurentino, nasceu no dia 1 de janeiro de 1926 no Arquipélago do Marajó e, aos 97 anos, é considerado “o roqueiro mais antigos do país”. Mas o título surgiu de forma inusitada.

Mestre Laurentino é autor do sucesso ‘Lourinha Americana’, música que ficou conhecida durante a década de 80 no Brasil. A inspiração e dedicação do artista paraense João Laurentino da Silva ao rock surgiu desde jovem. Ele nasceu dia 1° de janeiro de 1926, no arquipélago do Marajó (PA), e afirma que tem como principal referência o músico Edu da Gaita. Através de presentes de discos de vinis e jazz, a família Laurentino o incentivava a trilhar o caminho da música. Tanto, que aos 97 anos, o artista é considerado “o roqueiros mais antigos do País”.

Mas foi de forma inusitada que, durante o festival paraense de rock, o Mestre Laurentino recebeu o título de roqueiro mais antigo. O acontecimento foi no dia 4 de abril de 1998, na quarta edição do Festival Rock 6 Horas. Com seu estilo autêntico e sua gaita, Laurentino fez sucesso em meio ao público roqueiro jovem depois de pedir para se apresentar no festival. 

Na época, a banda Mangabezo seria a próxima a ser apresentar e os integrantes acompanharam Laurentino em sua música mais famosa. Foi assim que ele ficou conhecido como o roqueiro mais antigo do País.

Portal Amazônia conversou com o baixista e produtor cultural, Carlos Maciel Gomes, conhecido como ‘MG Calibre’, um dos músicos que tocam ao lado do mestre marajoara, sobre a história do roqueiro. 

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém

Natural de Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, o artista foi criado em Belém pelo jurista Francisco da Costa Palmeira. A história do mestre com a música vem desde os 18 anos, quando Laurentino comprou a primeira gaita, que passou a acompanhá-lo em todas as suas apresentações. Com a composição da música ‘Lourinha Americana’, o marajoara marcou a história da música paraense. Com sua coleção de roupas cintilantes, coloridas e alegres, o artista levou a música nortista para todo o país, tendo impacto nacional.

A música inclusive foi regravada por artistas como Gilberto Gil e banda Mundo Livre S/A. Além das apresentações nacionais, o Mestre Laurentino já realizou concertos em Londres (Inglaterra) e Paris (França), quando dividiu o palco com a banda Coletivo Rádio Cipó, composta por integrantes da Mangabenzo. Foi com a banda, inclusive, que o Mestre gravou o disco ‘Formigando na Calçada do Brasil’, em 2005.

“O mestre gosta de tratar o público como ‘meu respeitável público’ e não fala gíria. Sua música de maior sucesso é ‘Lourinha Americana’, gravada por Gilberto Gil, Tom Zé e Mundo Livre, Lucinha Bastos, entre outros”, 

destacou o músico Calibre.

Foto: Reprodução/ Marcos Barbosa

Origem do nome artístico

João Laurentino teve diversas profissões, dentre elas boxeador, mecânico de aviões e ajudante de pedreiro. A origem do seu nome artístico surgiu enquanto atuava como ajudante de pedreiro.

“Devido ele trabalhar com demolição de casas antigas e obras, quem já convivia com ele há algum tempo apelidou de Mestre Laurentino. Quando entrou na música, ele tinha que ter um nome artístico, e foi quando um colega dele deu a ideia de colocar o nome de ‘Mestre Laurentino’ e ficou legal. Assim ele passou a se apresentar nos shows assim, juntando o nome dele e a sua profissão”, revelou Greyce Correia, filha do mestre Laurentino.

Amizade entre Calibre e Laurentino

A parceria entre mestre Laurentino e Calibre já existe há anos, iniciou na época da apresentação com a banda Coletivo Rádio Cipó. Calibre era baixista e produtor, e a união entre a banda e o mestre possibilitou o lançamento de disco e a realização de diversos shows.

“É divina a minha relação com ele, eu acho que é muito espiritual porque desde que a gente se conhece nós nunca nos abandonamos, a gente se ama muito, cada vez que falo do mestre Laurentino eu me emociono. Meu avô faleceu e o mestre é muito parecido com ele, então eu ganhei um amigo e um avô”, emocionado declarou Calibre. 

A prefeitura de Belém produziu um documentário sobre a vida do Mestre em comemoração aos seus 96 anos, em 2022. Confira: 

Ficou curioso sobre a música mais popular do Mestre Laurentino? Ouça:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade