Alunos de música da UEA vencem 1° lugar em Concurso Nacional de Piano

Devido às limitações da pandemia, nesta edição o concurso foi realizado de maneira remota, através do envio de vídeos dos participantes.

Os alunos de Piano do Curso de Extensão em Música da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Lucas Pereira e Sofia Hudzelaits, dividiram o primeiro lugar na categoria “Piano Solo – 14 a 15 anos”, no 27º Concurso Nacional de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, evento tradicional realizado anualmente pelo Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba, em Minas Gerais. Devido às limitações da pandemia, nesta edição o concurso foi realizado de maneira remota, através do envio de vídeos dos participantes.

O professor da ESAT/UEA e orientador de Lucas, Dr. Gabriel Coelho, destaca que a participação em eventos nacionais reforça o aspecto prático da performance que a Música tem.

“Esses eventos dão experiência de palco para os alunos e possibilitam o intercâmbio de experiências com outros participantes e professores. Procuro instruir meus alunos de tal maneira que desenvolvam o amor pela música e uma compreensão profunda de como ela funciona, tanto do ponto de vista expressivo como técnico. Bons resultados, como este concurso, são uma consequência disto, não o foco principal”, observa.

A preparação dos alunos aconteceu por meio de vídeochamadas no WhatsApp e web conferências via Google Meet. A professora da ESAT e orientadora de Sofia, Halina Kuushynchykava, conta que foi a aluna quem teve a iniciativa de participar do Concurso, de modo que coube a professora o papel apenas de dar apoio pedagógico.

“Sofia já conquistou vários prêmios e troféus. Tenho orgulho de trazer mais essa vitória para nossa instituição”, celebrou Halina, que comenta ainda sobre as dificuldades de gerar arte em tempos de pandemia e crise na cultura, que são vencer o desânimo, a insegurança e as incertezas. “Eu e meus colegas contemplamos projetos de extensão como um grande recurso na preparação e instrução dos futuros estudantes de graduação, além das práticas sociais realizadas na comunidade. Acho que a receita é simples: fazer o que você gosta e amar o que está fazendo”, conclui.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade