Música paraense perde Tonny Brasil, pai do tecnobrega

A obra de Tonny Brasil foi profundamente influenciada pela música latina dos países vizinhos. Dessa mistura de ritmos, surgiram variações como o brega-calipso e o brega melody.

O tecnobrega paraense está de luto. O cantor e compositor Tonny Brasil, reconhecido por muitos artistas e pesquisadores como o criador do tecnobrega, morreu no dia 2 de junho aos 57 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A cantora Gaby Amarantos publicou nas redes sociais uma homenagem ao amigo. Segunda ela, Tonny foi o grande precursor da fusão do brega com a música eletrônica.

Obras

A obra de Tonny Brasil foi profundamente influenciada pela música latina dos países vizinhos. Dessa mistura de ritmos, surgiram variações como o brega-calipso e o brega melody.

Ele deixa um legado de quase duas mil músicas – centenas delas gravadas por artistas de renome nacional, entre eles Banda Calypso, Reginaldo Rossi e Marília Mendonça. Entre as canções famosas do pai do tecnobrega estão ‘Dudu’, eternizada na voz de Joelma.

O projeto ‘Sampleados‘, que deu destaque para a música paraense, contou com a participação de Tony Brasil:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade