Museu Sacaca recebe exposição sobre arte gráfica indígena, em Macapá

A exposição ‘Arte Gráfica Wayana e Aparai’ tem o objetivo de transformar o museu em um espaço de diálogo.

O Museu Sacaca, espaço destinado à divulgação cultural e científica amapaense, realiza até este domingo (28) uma exposição sobre a arte gráfica dos povos indígenas Wayana e Aparai.

A exposição ‘Arte Gráfica Wayana e Aparai’ tem o objetivo de transformar o museu em um espaço de diálogo entre os povos indígenas e a população não indígena de Macapá, apresentando grafismos e conhecimentos dos povos Wayana e Aparai. A programação ainda conta com feira de artesanato indígena, palestras e exibição de filmes.

A iniciativa também permite aos indígenas se tornarem mediadores museológicos, promovendo a preservação cultural e a afirmação de suas identidades.

Para os povos indígenas, a arte é considerada tudo aquilo, a partir das matérias primas de seus territórios. A arte é manifestada além da criatividade, é uma relação de viver com a terra.

A arte gráfica dos povos Wayana e Aparai aprofunda conhecimentos sobre ritos, desenhos, esculturas, estruturas, cantos e danças. Além de abordar assuntos como a alimentação, agricultura, saúde.

A iniciativa é promovida pela Associação dos Povos Indígenas Wayana e Apalai (APIWA), em parceria com o Instituto Iepé, o Museu Sacaca, e o Instituto de Pesquisa e Científica e Tecnologia do Estado do Amapá (IEPA).

*Com informações da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade