Foto: Divulgação/Zwanga
Pela primeira vez uma marca amapaense de moda afro vai representar o estado em um desfile nacional. Ela é uma das quatro representantes da Região Norte. O Brasil Eco Fashion Week é considerado o maior evento de moda sustentável do país. A edição deste ano vai destacar a temática de ‘Bioeconomia e Cooperação’ com 25 desfiles.
A amapaense Rejane Soares, estilista da coleção Afroamapalidade vai levar aos palcos a essência, ancestralidade e a periferia.
“Somos a primeira marca de moda afro do estado a alcançar esse feito, levando a essência, a ancestralidade e a força das mulheres negras amapaenses para os holofotes do Brasil. Este é mais que um desfile: é a celebração de nossas raízes, do trabalho coletivo, da resistência e do talento que floresce nas periferias, quilombos e comunidades do nosso território”, destacou Rejane.
A marca utiliza retalhos para criar peças que celebram a ancestralidade africana e a inclusão. Seguindo a ideia da marca, esta coleção é produzida por meio de retalhos das últimas três coleções.
A coleção visa unir estilos modernos e culturais africanos que celebram a inclusão e a sustentabilidade, reafirmando a força das mulheres da periferia.
Segundo a estilista, Rejane Soares, o grande objetivo é que esse desfile abra espaços para que mais mulheres negras estejam nesses espaços, além de homenagear a ancestralidade de mulheres negras.
“Que cada passo na passarela seja um tributo às mulheres que vieram antes de nós, que abriram caminhos com coragem e resiliência. E que nossa jornada inspire outras mulheres negras a conquistarem seus espaços, sempre”, disse a estilista.
O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2024 no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo.
*Por Francisco Pinheiro, da Rede Amazônica AP