Portal Amazônia responde: por que Macapá é a capital do meio do mundo?

Um dos seus principais pontos turísticos da cidade é o monumento Marco Zero do Equador, que remete à essa curiosidade.

Foto: Albenir Sousa/Arquivo GEA

Macapá, a capital do Amapá, é uma das cidades que atraem curiosos na região amazônica não apenas por suas belezas naturais, mas por um fator curioso: ela é a capital do meio do mundo. Mas você sabe o por quê disso?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Essa designação é por ser ela é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador. E inclusive um dos seus principais pontos turísticos é o monumento Marco Zero do Equador, que marca o local onde a linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul, corta a cidade.

Leia também: Macapá: curiosidades sobre a capital do meio do mundo

Foto: Maksuel Martins/GEA

De acordo com dados do Governo do Amapá, outro ponto que também é “cortado” pela linha imaginária é o centro do campo de futebol do Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão, possibilitando que os jogadores e visitantes possam estar nos dois hemisférios do planeta no mesmo local.

Além disso, duas vezes por ano (março e setembro), acontece o fenômeno da natureza chamado ‘equinócio‘, quando os raios do sol incidem diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite durem o mesmo tempo.

De acordo com o professor Marcelo Siqueira, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), “aquela Linha do Equador que passa no monumento não está realmente centralizada onde passa a posição atual da Linha do Equador. Porque depois do advento do GPS e do acesso às tecnologias mais novas, eles perceberam que, na verdade, a linha é deslocada uns 50 metros, em direção ao norte”.

Leia também: Portal Amazônia responde: é possível equilibrar um ovo no Marco Zero da Linha do Equador?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade