Live marca lançamento de livro sobre o trabalho infantil

O livro marca o início de uma série de publicações científicas que a Imprensa Oficial irá lançar

O lançamento do livro “Trabalho infantil: uma análise do discurso de crianças e de adolescentes da Amazônia paraense em condição de trabalho”, da professora e pesquisadora Ana Paula Vieira e Souza, ocorrerá em uma live nesta quinta-feira, (18), às 18 horas, pela plataforma do Facebook do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho e Educação (Gepte), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela plataforma da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), também no Facebook. O livro foi editado e impresso pela Ioepa, por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, dentro da linha editorial de parcerias interinstitucionais mantida pela autarquia.

Foto: Divulgação

Além da autora, a live contará com a presença de Ronaldo Marcos Araújo (Saest, UFPA, PPEB, Ppgeda); Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA; Doriedson Rodrigues (UFPA, Cuntins, Ppgeduc); Moisés Alves, coordenador e editor da Editora Pública Dalcídio Jurandir; e Ellen Rodrigues (Semed – Cametá).

Ana Paula Vieira e Souza é doutora em Educação, na linha de políticas públicas educacionais. A pesquisadora e professora da UFPA informou que o livro é resultado de sua tese de doutorado, defendida em 2014, na UFPA. “O livro se destina a um público amplo, desde professores da rede básica de educação até o ensino superior e para as famílias. O principal aspecto abordado na pesquisa é como o trabalho infantil é um fenômeno social que nega o direito de crianças e adolescentes a viverem plenamente a sua infância. O trabalho infantil ‘rouba’ a infância de crianças e adolescente, tirando-lhes a oportunidade e o direito de estudar, brincar e viver plenamente esse período tão importante da vida”, opinou a autora.

Para Moisés Alves, da editora da Ioepa, o livro marca o início de uma série de publicações científicas que a Imprensa Oficial irá lançar, ainda este ano, com seis obras, em parceria com o Centro de Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a partir do Edital da Uepa de Publicações Científicas.

“Vamos disponibilizar o estande da Imprensa Oficial do Estado para o lançamento dessa obra, de forma física, na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano”, disse Moisés Alves. E complementou: “A editora pública fez todo o trabalho de editoração, que compreende projeto gráfico e a impressão de 300 exemplares do livro”. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comunicação indígena será decisiva para enfrentar mudanças climáticas em 2025

Capazes de conectar saberes ancestrais e práticas decisivas para a preservação da floresta, comunicadores indígenas terão papel crucial nos espaços de decisão a respeito do clima.

Leia também

Publicidade