A cidade de Maués, no Amazonas, é conhecida como a capital do guaraná, mas você sabia que muitos outros segredos cercam o município? Por exemplo, talvez o nome Anselmo para você não signifique nada, entretanto, para os maueenses é um nome perpetuado de geração em geração.
A lenda do pescador Anselmo mescla a crença da população com o imaginário amazônico. Na história, Anselmo era um pescador diferente dos outros. Por exemplo: não levava consigo os materiais necessários para pescar. Porém, conseguia pescar uma enorme quantidade de peixes, superando qualquer outro pescador da região.
Confusa, a população não conseguia entender o desempenho de Anselmo. Em um certo dia, o pescador ficou encantado com as riquezas dos rios e resolveu então seguir um boto, à noite, no meio da floresta. Nunca mais foi visto em Maués. De acordo com os moradores, ele às vezes aparece incorporado ao vento ou ao banzeiro na ponta da praia do rio Maués-Açu.
As aparições de Anselmo ganharam diferentes versões com o passar dos anos, porém, a mais conhecida é que o pescador surge pelas areias da praia com um chapéu de palha. Dizem os moradores que Anselmo promete voltar a viver como um humano, caso alguém cumpra um ritual religioso com oferenda aos rios do Amazonas.
Documentário
Visando enaltecer e celebrar a cultura de Maués, o diretor e produtor audiovisual Amino Vasconcelos, decidiu criar o documentário ‘A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu’.
O projeto com duração de 30 minutos reúne relatos de pessoas mais próximas à época e vida de Anselmo.
“Já tínhamos a ideia, mas faltava o recurso. Fizemos uma pesquisa sobre a história do Anselmo e as possibilidades de gravação em Maués. Quem desenvolveu o roteiro foi João Enan, que também é meu filho e braço direito. Criamos uma proposta do projeto e fomos contemplados com a Lei Paulo Gustavo”, explicou o diretor ao Portal Amazônia.
As gravações do documentário iniciaram em fevereiro de 2024. De acordo com o diretor, foi necessário um mês e meio de registros, entre captação de imagens e entrevistas. A equipe encabeçada por Amino conseguiu reunir uma quantidade massiva de relatos e vídeos do município de Maués.
“Esse é o meu primeiro trabalho no audiovisual. Escolhemos a história de Anselmo, pois é uma lenda conhecida na cidade. Infelizmente, muitas pessoas que poderiam colaborar para o documentário não estão mais entre nós. Por isso corremos para fazer as entrevistas e, dessa maneira, perpetuar o ‘causo’ tão importante para a cidade”, destacou Amino.