Indígenas organizam primeiro campeonato brasileiro de futebol

Cada povo será representado por um time masculino e um feminino. No total, a Taça contará com 2400 atletas de 48 povos indígenas.

Registro dos Jogos do Xingu, em 2022. Foto: Protásio de Morais

Os jogos do primeiro campeonato brasileiro de futebol, a Taça dos Povos Indígenas, serão entre os dias 26 e 30 de novembro, na Aldeia Multiétnica, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os times foram divididos em três grupos, com quatro equipes em cada um.

Cada povo será representado por um time masculino e um feminino. No total, a Taça contará com 2400 atletas de 48 povos indígenas.

Doze povos da região Centro-Oeste vão participar da primeira fase. O sorteio dos grupos aconteceu nesta quinta-feira (26).

Após a etapa do Centro-Oeste, entre fevereiro e junho do ano que vem, entram em campo as equipes das regiões Nordeste, Sul/Sudeste e Norte. Todas as etapas terão fase de grupos, classificatórias e finais.

A ideia é que o campeonato siga com novas edições, diz a diretora da produtora FourX, que organiza o evento, Libia Miranda.

A Taça dos Povos Indígenas conta com o apoio do governo federal, da CBF, que administra o futebol profissional no Brasil, e da Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas.

*Com informações da Rádio Nacional

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade