Indígena da Amazônia é homenageada com edição especial da Barbie

A fabricante da boneca, Mattel, criou a coleção ‘Role Models’, inspirada em mulheres da vida real de todo o mundo e a homenageada amazônida é a influenciadora Maira Gomez, da etnia Tatuyo, no Amazonas.

De origem latina, a palavra representatividade é o princípio pelo qual a vontade das minorias – seja de gênero, classe e grupos sociais – é atendida, ou pelo menos ouvida e registrada. Nesse sentido, a equidade entre homens e mulheres, por exemplo, tornou-se uma necessidade após o reconhecimento das mulheres como um grupo subjugado e exposto a várias formas de abuso e violação de direitos.

Assim como as mulheres, mesmo no século XXI, representam uma minoria social, na Amazônia, os povos originários que habitam a região séculos antes da chegada dos portugueses no Brasil, ainda são estigmatizados, estereotipados e buscam constante reconhecimento na sociedade.

Como uma forma de reconhecimento da diversidade de mulheres indígenas, a Barbie – uma das bonecas mais conhecidas e desejadas por crianças e colecionadores do mundo todo – ganhou a primeira versão indígena brasileira inspirada em uma personalidade real. 

Foto: Danny Guimarães

A homenageada é a influenciadora Maira Gomez, de 25 anos, da etnia Tatuyo, no Amazonas, que tem mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais. Conhecida como Cunhã Poranga (@cunhaporanga_oficial), ela mostra a cultura indígena e como é o seu dia a dia com a família.

Nesta semana, ela publicou em suas redes bastidores de um ensaio com a sua versão da Barbie: Obrigado Mattel por essa homenagem e é uma honra representar nosso País. Afinal, você pode Ser o que Quiser! Gratidão ?“, comentou.

O novo modelo faz parte de uma coleção que homenageia mulheres inspiradoras de vários países, a coleção ‘Role Models’. São oito homenageadas e, além da influenciadora indígena amazônida, estão nomes como o da atriz, produtora e ativista norte-americana Viola Davis e da cantora canadense Shania Twain. As bonecas não estão à venda. Um único modelo de cada foi feito para cada uma das homenageadas.

O lema da coleção segue a identidade já conhecida da boneca. “Histórias de mulheres notáveis para mostrar às garotas que elas podem ser qualquer coisa”, informa a Mattel.

No sábado, dia 9 de março, a boneca Barbie completa 65 anos. Criada pela empresa Mattel em 1959, o brinquedo que virou ícone mundial representa diferentes profissões e estilos. A indústria já havia criado bonecas de indígenas nativas norte-americanas, mas é a primeira vez que homenageia uma que é brasileira. 

O lançamento da coleção foi anunciado no dia 6 de março. 

Foto: Reprodução/Instagram-Mattel

Barbie Amazônia

Apesar de ser a primeira personalidade indígena homenageada, não foi a primeira vez que a Barbie olhou para a região amazônica. Em 2009, a Barbie Amazônia foi lançada inspirada nos povos nativos. Das penas no alto de seus longos cabelos escuros às tatuagens tribais, a edição de colecionadores encantou crianças e adolescentes na época em que a famosa boneca comemorava 50 anos.

Foto: Divulgação/Ebay

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Corante natural produzido por fungo da Amazônia pode ser utilizado em cosméticos

Um corante vermelho com base em extrato produzido com Talaromyces amestolkiae foi testado em bases de possíveis produtos, como creme facial, xampu e bastão de gel, com ação antioxidante e antibacteriana.

Leia também

Publicidade