Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Gengibirra: conheça a bebida símbolo da cultura amapaense

Gengibirra. Foto Netto Lacerda/Governo do Estado do Amapá
Gengibre, açúcar e aguardente. Esses são os ingredientes que servem de base para a gengibirra, uma das bebidas mais fortes e tradicionais das manifestações culturais do Amapá. O sucesso é tanto, que a bebida se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2019.

Ao longo da história, o processo de preparação da bebida até sofreu transformações: antes era necessário esperar dias pela fermentação do próprio gengibre, mas hoje é feita com o gengibre triturado, coado e adoçado e o preparo é com ou sem bebida alcoólica. No entanto, mesmo assim, não perdeu sua essência e importância nas rodas de marabaixo.

De acordo com a tradição, entre outras características, a gengibirra serve para fortalecer a voz dos cantadores e cantadoras na hora de puxar os ladrões (versos) do marabaixo, além de dar vigor para as dançadeiras e dançadores, se convertendo em um tipo de bebida ritual.

Leia também: Conheça história do Marabaixo, manifestação cultural ancestral do Amapá

A gengibirra é servida gratuitamente nas festas de marabaixo, porém extrapolou sua importância cultural e caiu no gosto do público, ganhando até alguns fabricantes em maior escala, sendo comercializada dentro e fora do Amapá atualmente.

Receita 

Deu vontade de provar a gengibirra, né? Confira o passo a passo desta receita tão tradicional para a população do Amapá: 

Ingredientes 

2 kg gengibre
2 kg açúcar
2 garrafas (600 ml) cachaça
7 litros de água

Modo de preparo

"Primeiro a gente separa o gengibre e corta em pequenos pedaços, adiciona água e faz a mistura batidos no liquidificador", explica a marabaixeira Solange Costa.

Após esse processo, a mistura é coada em uma peneira e com um pedaço de pano limpo. "Em seguida colocamos o açúcar e aguardente", diz.

Sobre o armazenamento da bebida, Solange explica que uma vez finalizada, desde que guardada em uma geladeira, o produto pode durar meses. "É um produto que pode não tem prazo de validade, só precisa estar guardado em uma geladeira, freezer que está pronto para ser consumido em qualquer tempo".

Veja mais notícias sobre GastronomiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/