Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021

Camarão, tucupi e jambu: sorveteria de Manaus lança sorvete de tacacá

Camarão, tucupi e jambu: sorveteria de Manaus lança sorvete de tacacá
 
Sorvete de tacacá. Foto: Umaia Ismal/Cedida
Tucupi, camarão, jambu, goma, murupi. Todos esses ingredientes fazem parte de um dos mais típicos pratos da culinária da região Norte: o tacacá. O caldo quente dá ânimo aos amazonenses que costumam buscar pela iguaria no fim da tarde. No entanto, a sorveteria Sorvetto, em Manaus, levou todos esses ingredientes direto para a geladeira, com a criação do sorvete de tacacá.

"Inusitado". Assim descreve a proprietária da sorveteria, Umaia Ismail, sobre o sabor criado pelo chef Fábio Silva a pedido dela. "Há dois meses eu criei a Sorvetto e a nossa intenção era inovar na área de sorvetes em Manaus. O trabalho é terceirizado e pedi ao Fábio, que é paulista mas mora aqui e adora descobrir novos sabores, que montasse nosso cardápio a la carte [lista de pratos], porque por enquanto estamos apenas com o self service", contou ao Portal Amazônia.

De outro mundo

A ideia do sabor, contou Umaia, surgiu a partir do formato do prato escolhido para apresentar um sabor exclusivo na sorveteria: um disco voador. "Ao ver o formato do prato, que parece uma cuia [onde é servido o tacacá] pra baixo e para cima, ele disse que ia criar esse sorvete. Tinha pedido algo diferente e natural e eu pensei em tudo, menos no tacacá. No dia que fui provar, fiquei com medo de não gostar, mas me surpreendi. É saboroso e ele usa o camarão de água doce, pequeno e salgado, o que combinou muito com o sorvete de tucupi, que é bem doce", revelou.

O lançamento oficial do "inusitado" sabor, batizado de 'Disco voador tupiniquim', foi realizado na última sexta-feira (24) e por enquanto, com uma produção menor, é oferecido para degustação de clientes. "O mais incrível é que nesse dia tinha um casal com o filho tomando sorvete lá, normalmente. Quando ouviram falar do sorvete de tacacá pediram para experimentar. Eles contaram que são fãs de tacacá e que fazem parte da confraria do tacacá em Manaus. Conversaram muito com o Fábio sobre o sorvete", comentou. O cardápio a la carte passa a ser servido na próxima semana.
Formato do prato é de disco voador. Foto: Umaia Ismal/Cedida

Mais novidades

Inspirada na riqueza de produtos regionais, Umaia revelou ainda mais novidades que farão parte da sorveteria em breve, como a 'Canoa baré'. "É um prato em formato de canoa, com uns 30 centímetros, que será servido com oito bolas de sorvete. A criação está nas mãos de uma gastrônoma", adiantou.

E que tal uma lancha 'voadeira' com sorvete? Essa é a ideia do 'Banana Boat', uma banana split moderna, mas com características regionais. "A Sorvetto inova também porque não tem gordura trans na composição dos sorvetes. O grande vilão para a saúde e para quem não quer engordar é a gordura trans, por isso criamos sorvetes que não tem. Eles tem pedaços de fruta e são feitos com leite, por isso a consistência dele é forte e as pessoas sentem o sabor mais apurado", explicou.

A preocupação com essa questão é motivada pela própria empresária, que foi vegetariana por 25 anos e que voltou a incluir peixe na alimentação. "Entendo dessa parte de suplementação e cuido muito da minha saúde. Eu sei o quanto fazem mal os aditivos, os químicos, então temos essa preocupação, procuramos trazer um sorvete de qualidade. Pode-se dizer até que ele é um alimento e não tem nada de conservantes. E quando tem colorante é natural", informou.
Umaia [de camisa estampada] e amigos. Foto: Umaia Ismal/Cedida

Ainda nesta linha, além das coberturas comuns usadas nos sorvetes, também serão disponibilizadas coberturas naturais e complementos, que serão criados por Fábio Silva.

Para quem ficou interessado em provar o sorvete de tacacá e outros 30 sabores, a Sorvetto está localizada no Parque Dez Mall, na Avenida Tancredo Neves, nº 645, no bairro Parque Dez de Novembro e funciona das 10h às 22h. Valores sob consulta.

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/