Foto: Michel Amazonas
O talento e a riqueza da cultura amazônica conquistaram visibilidade global com a publicação das fotografias de Michel Amazonas na plataforma PhotoVogue, da revista internacional Vogue. Em suas imagens, o fotógrafo amazonense destacou a força e a beleza da cultura originária ao registrar a indígena Ira Maragua, da etnia Baré, e sua filha, Irae Maragua.
As fotografias, que retratam a conexão entre mãe e filha, foram selecionadas pela Vogue, evidenciando a grandiosidade e a diversidade cultural da Amazônia. A publicação celebra o talento local, mas também reforça a importância da cultura do Norte do Brasil ao projetá-la em um cenário internacional.

As imagens de Ira e Irae Maragua capturam a profundidade das tradições indígenas e a beleza das relações familiares, elementos fundamentais da identidade cultural amazônica. Para Michel, o reconhecimento foi um marco em sua trajetória profissional.
“Fiquei muito feliz com o resultado das imagens, principalmente ao vê-las na curadoria da PhotoVogue, que é uma plataforma de extrema seletividade”, afirmou o fotógrafo ao Portal Amazônia.
Michel também ressaltou a dificuldade de ter suas fotos aceitas na plataforma. “Tentei durante meses inscrever algo. Eles abrem semanalmente algumas horas para envio e a análise demora algumas horas. Já havia inscrito algumas fotos do povo Hyxkhariana, que fazem parte do meu fotolivro, mas não tive sucesso”, explicou ao Portal Amazônia.
O fotógrafo destacou ainda que sua intenção vai além do reconhecimento individual. “Gostaria que a visibilidade dessa publicação fosse um farol para todos os fotógrafos locais, principalmente os iniciantes, pois vivemos em uma sociedade repleta de mídia, onde se torna cada vez mais difícil para os profissionais da área”, disse Amazonas.

Carreira
Michel Amazonas iniciou sua trajetória na fotografia em junho de 2021. O que começou como um hobby logo se tornou uma paixão e uma profissão. “Acredito que a fotografia tem o poder de transformar a vida das pessoas de muitas formas, seja por meio de uma notícia ou de uma memória afetiva. Poder utilizar essa ferramenta transformadora me deixa realizado profissionalmente”, destacou.
Além dos ensaios fotográficos, Michel também atua como fotojornalista, registrando a cultura e as tradições amazônicas. Ele é fotógrafo oficial do Bumbá Caprichoso e já teve trabalhos publicados em veículos como a revista ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, ‘ARFOC/SP’ e ‘Revista Imagem em Vertigem/SP’. Seu trabalho também tem grande alcance nas redes sociais e em diversos canais de comunicação no Brasil.
Desde 2022, Michel se dedica a documentar os centros de umbanda em Parintins, no Estado do Amazonas, explorando as nuances religiosas e culturais da região. Atualmente, sua série fotográfica ‘Cidade Refletida’ está em exposição na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Parintins.
Seu mais recente projeto, o fotolivro ‘Hyxkhariana: História e Cultura Indígena em Nhamundá’, foi lançado virtualmente em 2024 e terá sua versão física publicada em 2025.

PhotoVogue
A PhotoVogue é uma plataforma global da Condé Nast que promove criadores de imagens contemporâneas, incluindo fotógrafos emergentes e artistas consagrados. A iniciativa busca dar visibilidade a talentos de diversas culturas e regiões, além de defender a diversidade, a inclusão e a ética no mundo das artes visuais.