De herói da floresta a símbolo global: 5 filmes sobre o legado de Chico Mendes

Chico Mendes foi morto há 37 anos por fazendeiros no interior do Acre. Foto: Reprodução

Símbolo da luta ambientalista e patrono do meio ambienteChico Mendes foi assassinado com um tiro de escopeta há exatos 37 anos, mais precisamente em 22 de dezembro de 1988, enquanto tomava banho nos fundos de casa. Nos dias que se seguiram à morte de Chico, houve comoção mundial.

Saiba mais: Chico Mendes: conheça a história do ambientalista acreano

Conhecido internacionalmente, seu legado é mantido pelos filhos por meio do Comitê Chico Mendes, além de instituições, avenidas e parques que levam o nome dele, tais como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Via Chico Mendes e o Parque Ambiental Chico Mendes, estes dois últimos em Rio Branco. 

Por toda sua atuação, o ambientalista inspirou diversos filmes que relembram a luta e a mensagem de resistência do líder seringueiro que ultrapassa gerações:

1. “The Burning Season / Amazônia em Chamas” (1994)

Estrelado pelo ator porto-riquenho Raul Julia, o filme ‘The Burning Season’ é a obra mais conhecida sobre o ativista, retratando sua trajetória, a luta contra o desmatamento no Acre e os conflitos que levaram ao seu assassinato. 

Dirigido por John Frankenheimer, o filme para TV foi nomeado a quatro categorias do Globo de Ouro e venceu três, sendo melhor minissérie ou telefilme, melhor ator em minissérie ou telefilme e melhor ator coadjuvante em televisão. 

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

2. “Chico Mendes: Eu Quero Viver” (1989)

Produção brasileira feita pouco tempo após sua morte, o documentário reconstitui sua história e o impacto político e ambiental da sua atuação, com forte tom de denúncia. 

Com registros feitos entre 1985 e 1988, o longa dirigido por Adrian Cowell acompanha a criação da Aliança dos Povos da Floresta e a luta dos seringueiros pela demarcação de Reservas Extrativistas na Amazônia. 

3. “Chico Mendes – O Preço da Floresta” (2010)

Dirigido por Rodrigo Astiz, o documentário é focado no legado ambiental e social deixado por Mendes e aborda o custo humano da defesa da floresta e a realidade dos seringueiros. 

Casa em Xapuri onde viveu e morreu Chico Mendes — Foto: Melícia Moura/CBN Amazônia Rio Branco
Casa onde viveu e morreu Chico Mendes, em Xapuri (AC). Foto: Melícia Moura/CBN Amazônia Rio Branco

4. “The 11th Hour” / “A 11ª Hora” (2007)

O documentário, criado por Leonardo DiCaprio, discute sobre o estado do meio ambiente e aborda os graves problemas que os sistemas de vida do planeta enfrentam. 

Apesar de não ser como os anteriores, o longa cita o ambientalista ao abordar líderes ambientais assassinados por defenderem a natureza. 

5. Cowspiracy” (2014)

O documentário dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn menciona sobre os impactos ambientais da pecuária. 

Dentro do contexto, ele é citado como um dos mártires da defesa das florestas, dos povos tradicionais e por se opor à indústria agropecuária e ao desmatamento predatório na Amazônia. 

Leia também: 5 músicas que homenageiam legado de Chico Mendes

*Por Renato Menezes, da Rede Amazônica AC – leia completo AQUI

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto ‘Amigos do Papai Noel’ atende crianças ribeirinhas do Amazonas há 27 anos

Festa reuniu brincadeiras tradicionais e muita música. Mais de 400 crianças foram participaram do encontro com o Papai Noel.

Leia também

Publicidade