Em 2024, a Salgueiro levou para o Sambódromo do Rio de Janeiro o enredo ‘Hutukara‘, que exalta a cosmologia e cultura dos Yanomami. A apresentação foi baseada no livro ‘A Queda do Céu – Palavras de um Xamã’, escrito pelo líder indígena Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert.
A participação dos indígenas Yanomami no Carnaval do Rio de Janeiro virou tema do documentário ‘Ya Temi Xoa’. Além do desfile da comunidade da Acadêmicos do Salgueiro em 11 de fevereiro, o filme, que tem 25 minutos de duração, mostra os bastidores desde uma visita de Davi Kopenawa à quadra da escola até os preparativos finais dos Yanomami para desfilar na Avenida Marquês de Sapucaí.
Uma parceria entre a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental, o filme tem a direção assinada por Thomas Mendel e produção de Ariel Gajardo, Carolina Fasolo, Evilene Paixão, Fabrício Araújo, Marina Terra e Roberto Almeida.
A narrativa é centrada no encontro de lutas entre a comunidade negra das favelas do Rio de Janeiro e os Yanomami, que vivem na maior Terra Indígena do Brasil.
Exibição
O filme ‘Ya Temi Xoa’ será exibido pela primeira vez em uma sala de cinema nesta sexta-feira (16). A pré-estreia será na Playarte Cinemas do Roraima Garden Shopping, localizado no bairro Paraviana, zona Leste de Boa Vista.
A primeira exibição ocorre para lideranças indígenas Yanomami, parceiros de organizações não governamentais, autoridades de órgãos do governo federal, jornalistas e membros da sociedade civil.
Outros 77 ingressos serão distribuídos para estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os interessados devem preencher um formulário e aguardar o envio do ingresso no e-mail.
Sobre o desfile
Garantindo o 4º lugar e colocando a Salgueiro entre as seis campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024, o enredo “Hutukara” exalta a cosmologia e cultura dos Yanomami.
Kopenawa também foi o responsável por escolher o samba enredo da escola – que recebeu 10 de todos os jurados – e auxiliar os carnavalescos na escolha das alegorias a fim de evitar que os Yanomami fossem retratados de forma genérica.
Dos bastidores à apuração do resultado, o filme compila toda a história de união de lutas da comunidade Salgueiro e dos indígenas Yanomami. Após o lançamento em Boa Vista, o filme deve ganhar uma estreia nacional, sendo disponibilizado online.
*Com informações da Rede Amazônica RR