Festival Literário do Acre lança 11 obras inéditas de artistas locais

Os livros foram escritos por 12 jovens acreanos, cujos trabalhos foram editados, registrados e publicados por meio do projeto.

A Academia de Letras Juvenil (Ajal) no Acre promove, a partir desta terça-feira, (25), a primeira edição do Festival Literário para Jovens Escritores que conta com uma semana literária nas escolas e espaços culturais de Rio Branco.

O projeto visa inserir no mercado editorial jovens residentes no Estado, por meio de intervenção artística e cultural, e da realização do Concurso Juvenal Antunes de Poesia como parte integrante do festival.

Durante o festival, ocorrerá o lançamento de 11 obras literárias, produzidas por 12 jovens escritores, cujos trabalhos foram editados, registrados e publicados por meio do projeto.

“A grande maioria dos escritores terá seu primeiro livro publicado. Além disso, no próximo sábado (29), estaremos promovendo a posse dos novos membros, parte deles advindos do interior do Estado, que preencherão as cadeiras da academia e darão continuidade ao trabalho desenvolvido de incentivo à leitura e à escrita no Acre”, explica o presidente da Ajal, Jakson Viana.

Foto: Divulgação

Aberta ao público, a Semana Literária pretende alcançar alunos de diferentes faixas etárias, que receberão exemplares das obras e autógrafo coletivo dos jovens autores, estimulando a leitura e a produção literária, com a participação de pesquisadores, professores, jornalistas e escritores do Acre.

O encerramento será no sábado (29), com o lançamento dos livros no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). O projeto foi aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). A ação visa divulgar e incentivar a escrita jovem no estado para fomentar a cultura e a educação.

Concurso 

O Concurso Juvenal Antunes de Poesia será realizado dentro da programação e é voltado a poetas jovens e adultos, residentes no estado do Acre, que receberão premiação em dinheiro, troféus e diplomas.

O concurso terá duas categorias (infanto-juvenil e adulta) com temática livre, e visa estimular a descoberta de novos jovens talentos na poesia e também valorizar o trabalho de escritores de carreira.

Com a produção dos e-books, os inscritos no concurso poderão ver suas obras publicadas, o que irá estimulá-los ainda mais a seguir a carreira de escritores. Os e-books serão disponibilizados de forma gratuita a todo o público, facilitando o acesso à leitura. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade