Evento virtual “Noite das Ideias” celebra identidade amazônica

A “Noite das Ideias” será transmitida nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, pelo youtube

Para discutir e celebrar as identidades Pan-Amazônicas, a Aliança Francesa Belém apresenta nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, o evento virtual “Noite das Ideias”, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris. O evento será transmitido via canal do YouTube da instituição 

O Projeto  terá mesas-redondas e atrações culturais da capital paraense em diálogo com convidados da Guiana Francesa – por conta da proximidade geográfica com o território ultramarino da França.

Além disso, como atração cultural, o evento terá pocket-show de Luizinho Lins e o grupo BanjoLoko, do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós (de Santarém) e da cantora Keila.

Foto: Fernando Sette

Às 19h, o evento inicia com o debate sobre “Falar na Amazônia” para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa, com os convidados: Ursula Vidal, secretária de Estado da Cultura do Pará; Edyr Augusto, escritor com livros publicados na França, vencedor do prêmio Caméléon de melhor romance estrangeiro, na Université Jean Moulin Lyon 3 (2015); e Christian Cécile, especialista em antropologia e membro do laboratório MINEA (Migração, Interculturalidade e Educação na Amazônia).

Logo após, o assunto é “Amar a Amazônia” aborda a proteção ambiental e em particular sobre a proteção da água com as participações da escritora, a Ouvidora Geral do município de Belém, escritora, ativista indígena Márcia Kambeba e a também escritora e professora universitária Myrtô-Ribal Rilos, pesquisadora de sociedades crioulas do Caribe e da Guiana Francesa, além de uma fala da líder indígena Alessandra Munduruku.

Líder indígena Alessandra Munduruku. Foto: Divulgação

Por fim, a mesa “Comer na Amazônia”, com a chef Daniela Martins e a engenheira agrônoma Tatiana Daene, que discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região.

A diretora da Aliança Francesa Belém, Justine Delefortrie, destaca que a instituição, como um centro cultural presente na cidade há mais de 50 anos, vivencia a cultura paraense e a incorpora na sua formação, por isso, a importância da “Noite das Ideias” desta vez na capital. “O evento busca valorizar a aproximação entre todos os territórios amazônicos, valorizando as raízes culturais, linguísticas e gastronômicas que nos unem. A Guiana Francesa e o Pará têm muito em comum e nós temos a oportunidade de celebrar o amor comum que o Pará e a Guiana Francesa têm pela Amazônia”, declara.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade