Evento virtual “Noite das Ideias” celebra identidade amazônica

A “Noite das Ideias” será transmitida nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, pelo youtube

Para discutir e celebrar as identidades Pan-Amazônicas, a Aliança Francesa Belém apresenta nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, o evento virtual “Noite das Ideias”, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris. O evento será transmitido via canal do YouTube da instituição 

O Projeto  terá mesas-redondas e atrações culturais da capital paraense em diálogo com convidados da Guiana Francesa – por conta da proximidade geográfica com o território ultramarino da França.

Além disso, como atração cultural, o evento terá pocket-show de Luizinho Lins e o grupo BanjoLoko, do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós (de Santarém) e da cantora Keila.

Foto: Fernando Sette

Às 19h, o evento inicia com o debate sobre “Falar na Amazônia” para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa, com os convidados: Ursula Vidal, secretária de Estado da Cultura do Pará; Edyr Augusto, escritor com livros publicados na França, vencedor do prêmio Caméléon de melhor romance estrangeiro, na Université Jean Moulin Lyon 3 (2015); e Christian Cécile, especialista em antropologia e membro do laboratório MINEA (Migração, Interculturalidade e Educação na Amazônia).

Logo após, o assunto é “Amar a Amazônia” aborda a proteção ambiental e em particular sobre a proteção da água com as participações da escritora, a Ouvidora Geral do município de Belém, escritora, ativista indígena Márcia Kambeba e a também escritora e professora universitária Myrtô-Ribal Rilos, pesquisadora de sociedades crioulas do Caribe e da Guiana Francesa, além de uma fala da líder indígena Alessandra Munduruku.

Líder indígena Alessandra Munduruku. Foto: Divulgação

Por fim, a mesa “Comer na Amazônia”, com a chef Daniela Martins e a engenheira agrônoma Tatiana Daene, que discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região.

A diretora da Aliança Francesa Belém, Justine Delefortrie, destaca que a instituição, como um centro cultural presente na cidade há mais de 50 anos, vivencia a cultura paraense e a incorpora na sua formação, por isso, a importância da “Noite das Ideias” desta vez na capital. “O evento busca valorizar a aproximação entre todos os territórios amazônicos, valorizando as raízes culturais, linguísticas e gastronômicas que nos unem. A Guiana Francesa e o Pará têm muito em comum e nós temos a oportunidade de celebrar o amor comum que o Pará e a Guiana Francesa têm pela Amazônia”, declara.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade