Onde estão as estátuas que representavam o passado e futuro em praça de Manaus?

Na época de sua colocação, as estátuas integravam um conjunto artístico maior, incluindo uma fonte de cimento também projetada por Geraldo Florencio.

Foto: Reprodução/Monumentos Públicos

Criadas pelo escultor Geraldo Florencio de Carvalho em 1964, as estátuas que outrora adornavam a Praça da Saudade, em Manaus (AM), representavam duas fases distintas da cidade: o passado, marcado pela falta de progresso; e o futuro, simbolizando o desenvolvimento e a conquista do espaço.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A primeira escultura, intitulada ‘Homem Pré-Histórico’ ou ‘Brucutu’, media 1,52 metros e era feita de bronze. Com um martelo de pedra em mãos e apoiado sobre a perna esquerda, sua pose transmitia a ideia de movimento e simbolizava a era primitiva da humanidade, remetendo aos primórdios da Amazônia e sua evolução.

Já a segunda obra representava o ‘Homem Moderno’, segurando um globo e apontando para o céu. Esta escultura destacava a supremacia do homem sobre a terra e sua futura conquista do espaço, sendo uma representação profética, considerando que a chegada do homem à Lua só ocorreria alguns anos depois. Assim como a primeira, esta também possuía 1,52 metros de altura e era fundida em bronze.

Leia também: ‘Diferentões’: conheça a história das estranhas esculturas em uma praça de Manaus

Foto: Reprodução/Manaus de Antigamente

Na época de sua colocação, essas esculturas integravam um conjunto artístico maior, incluindo uma fonte de cimento também projetada por Geraldo Florencio. Segundo o escultor, a intenção era criar um diálogo visual entre o passado e o futuro da cidade, ressaltando sua transformação ao longo do tempo. Infelizmente, o globo segurado pelo ‘Homem Moderno’ desapareceu, comprometendo parte do significado da obra.

A instalação das estátuas ocorreu a convite do então prefeito Josué Cláudio de Sousa, que encarregou o escultor da restauração da Praça da Saudade. Além das esculturas, Florencio também projetou o piso e a fonte luminosa do espaço público.

Leia também: Além do Cristo Redentor: conheça estátuas e monumentos do Amazonas

Estátuas ficaram anos expostas na Praça da Saudade. Foto: Reprodução/IDD

Onde estão as estátuas hoje?

Foto: Altair Abreu/Tripadvisor

Ao longo dos anos, as estátuas foram removidas diversas vezes devido a reformas na praça, chegando a passar um período no antigo horto municipal (atual Parque Cidade da Criança). Entretanto, na reforma de 2004, quando a Praça da Saudade retornou ao seu traçado original de 1865, as esculturas foram retiradas definitivamente do local.

Hoje, essas importantes peças históricas podem ser apreciadas no Museu da Cidade de Manaus, no centro histórico da capital amazonense, mantendo viva a memória da cidade e sua evolução ao longo do tempo.

*Com informações do livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’, de Maria Evany do Nascimento

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fundação Rede Amazônica apoia série documental sobre a Amazônia em parceria com a Intro Pictures

A Fundação Rede Amazônica firmou uma parceria com a produtora audiovisual Intro Pictures para a exibição de uma série...

Leia também

Publicidade