Duelo da Fronteira: conheça a disputa tradicional entre os bumbás de Guajará-Mirim

Tornou-se um dos maiores eventos culturais do Estado de Rondônia com a disputa entre os bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho. 

O Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, conhecido como “Duelo da Fronteira“, é uma tradição realizada em Guajará-Mirim (RO), criada em 1995. Tornou-se um dos maiores eventos culturais do Estado de Rondônia com a disputa entre os bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho. O festival busca apresentar as heranças culturais tanto indígenas quanto caboclas, com danças, músicas e lendas.

O embate entre os bois bumbás tem esses nome, ‘Duelo da Fronteira’, porque a cidade de Guajará-Mirim está separada pelo rio Mamoré da cidade de Guayaramerín, na Bolívia, e ocorre à semelhança do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.

Leia também: Saiba quais cidades-gêmeas são encontradas na Amazônia Internacional

O Boi Malhadinho foi criado em 1986 pelo casal Leonilso Muniz de Souza e Edilza Mendes de Souza. A ideia era ajudar na educação de crianças e adolescentes de forma lúdica e suas cores são azul e branco. O Boi Flor do Campo foi criado em 1988 com as cores vermelho e branco e o nome veio do Pará, com sua criadora, a professora Georgina Ramos da Costa.

Na edição do evento em 2016 não houve disputa, pois o cantor e musicista Márcio Paz Menacho, de 45 anos, do boi bumbá Flor do Campo, foi morto com um tiro durante um assalto dois dias antes do festival. Nos anos seguintes, o duelo também não aconteceu, pois os representantes dos bois bumbás alegaram falta de recursos para a realização do festival.

Em 2020, já durante a pandemia, surgiu a ideia de realizar o festival pela primeira vez de forma online. Mas em 2023 o Duelo voltou a acontecer de forma presencial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

AMAJAZZON: Festival reúne nomes internacionais do jazz e artistas da Amazônia

Evento internacional realiza sua segunda edição na capital do Pará, Belém, reunindo a música instrumental da Amazônia e o jazz mundial.

Leia também

Publicidade