Curta amapaense ‘Amazônia Xamã’ mistura ficção e crítica social sobre futuro da região

Ficção Amazônia Xamã reúne crítica social, tecnologia e imaginário amazônico estreia nesta terça-feira, 16, no cinema Movieland, centro de Macapá. Entrada é gratuita.

Filme ‘Amazônia Xamã’ mostra futuro distópico com destruição dos povos originários e ascensão do garimpo. Foto: Reprodução

O curta-metragem amapaense ‘Amazônia Xamã’, dirigido pelo cineasta e desenvolvedor de tecnologias Rodrigo Pedroza, é uma obra que mistura ficção científica e crítica social como um alerta sobre o futuro da Amazônia.

O filme acompanha Raoni, último sobrevivente de sua etnia, em uma jornada para preservar a cultura ancestral de seu povo. Ele enfrenta os Garimaldis, robôs garimpeiros e madeireiros ilegais que simbolizam a destruição da floresta em um futuro distópico.

“Máquinas e a elite explorando sub-humanos? O filme busca gerar reflexão sobre a importância da pluralidade, e sobre novos modos de vida para a sustentabilidade do mundo e de todos os seres vivos”, afirma o diretor.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Filme Amazônia Xamã mostra futuro distópico com destruição dos povos originários e ascensão do garimpo. Foto: Reprodução

Rodrigo Pedroza explica que o filme provoca reflexões sobre consumismo, degradação ambiental e estruturas coloniais.

“Questionamos a história e a violência estrutural e colonial contra povos e seres vivos. Será que vamos jogar cimento e concreto em tudo para acreditarmos que temos paisagens mais modernas?”, diz.

‘Amazônia Xamã’ seguirá para festivais

A obra foi contemplada em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), com patrocínio do Governo Federal e do Ministério da Cultura, e gestão da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult).

A produção envolveu mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e equipe técnica. As filmagens ocorreram ao longo de 10 dias em pontos conhecidos de Macapá, como a Fortaleza de São José, o Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima e outros.

Filme Amazônia Xamã mostra futuro distópico com destruição dos povos originários e ascensão do garimpo. Foto: Reprodução

Leia Também: Verdade “nua e crua”: 5 filmes que mostram a realidade da região amazônica

A estreia é nesta terça-feira (16), em Macapá (AP), no cinema Movieland com entrada gratuita a partir das 15h. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos. Após a estreia local, ‘Amazônia Xamã’ seguirá para festivais nacionais e internacionais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Viajar de Rondônia para outro continente custa mais caro que ir para estados vizinhos

Levantamento feito com base na plataforma Google Flights mostra que valores de voos nacionais saindo de Rondônia saem mais caro que ir para outros países.

Leia também

Publicidade