Foto: Reprodução/Prefeitura de Feliz Natal
É tempo de Natal, mas quando nos referimos à ‘Feliz Natal‘ no título dessa matéria, não estamos falando diretamente do desejo – que queremos, sim, à todos, de ser um natal feliz -, mas sobre a cidade que recebe este nome, no Mato Grosso. O município foi assim batizado por sua forte ligação com a celebração festiva de fim de ano.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
E, mesmo que a origem do nome seja distante da alegria à que ele remete, a cidade se tornou uma grande atração neste período. O Portal Amazônia reúne três curiosidades sobre a história de Feliz Natal:
Como surgiu Feliz Natal? 🎄
A cidade mato-grossense, na área cercada pelo Rio Ferro, teve seu nome escolhido como Feliz Natal, segundo a versão mais contada, por conta de um riacho que transbordou durante a semana natalina e dificultou o acesso a ela.
Em 2023, a equipe do Portal Amazônia conversou com o historiador João Carlos Vicente, escritor do livro ‘Cidades do Mato Grosso – a Origem e Significados de Seus Nomes’, e com Mauro Yamashita, filho de um dos moradores mais antigos da cidade para conhecer essa história.
O historiador contou que o município Feliz Natal era uma região cercada por florestas e tinha como primeiros habitantes povos indígenas Xingu. No início de 1950, chegaram alguns imigrantes japoneses que se estabeleceram nos municípios de Mato Grosso em busca de terra fértil, pois estavam vivendo a derrota pós Segunda Guerra Mundial (1945).
Segundo Vicente, a origem do nome tem diversas versões, mas duas ganham destaque e uma delas é a mais contada: funcionários da empresa Agropecuária Consul, que chegaram em 1978, da região Sul, haviam enfrentado uma tempestade e estrada precária enquanto tentavam chegar à Sinop (outro município mato-grossense), para participarem dos festejos natalinos que aconteciam nessa cidade vizinha.
“Depois de alguns dias na estrada, quase intransitável, se depararam com um riacho transbordando. Era o entardecer do dia 24 de dezembro. No decorrer da noite choveu mais ainda, fato que não permitiu o prosseguimento da viagem. Conformados com a situação, saudosos dos familiares, e por ser véspera de natal, saudaram-se mutuamente: ‘feliz natal, feliz natal’. não demorou e um dos integrantes da comitiva sugeriu que o nome do riacho fosse ‘feliz natal’, o que foi prontamente aceito pelos demais”, explicou o historiador.
Colônia japonesa🎌
De acordo com Mauro Yamashita, entre os imigrantes japoneses que se estabeleceram na região, a família Yamashita foi uma das pioneiras, acompanhada de diversos japoneses que enfrentavam o pós-guerra. Paulino Yamashita chegou em Mato Grosso em 1954, sendo um dos desbravadores a abrir as estradas e desenvolver a atividade agrícola na região antes inexplorada.

“O meu avô japonês veio para o Brasil na época da guerra e foi morar em São Paulo, um tempo depois meu pai nasceu em São Paulo. Eles tinham uma pequena área de 10 hectares. Foi quando apareceu um corretor de Cuiabá, oferecendo 100 alqueires de terra no Mato Grosso para o meu avô e alguns outros japoneses que moravam lá. Impressionado com a quantidade de terra oferecida, meu avô vendeu tudo, pegou sua família e veio para o Mato Grosso. Na época que chegaram em Mato Grosso, meu pai tinha 20 anos e estava solteiro”, relatou o filho de Paulino.
Segundo Mauro, somente na ida para a cidade que descobriram que ela não tinha estrada. “Como eles já tinham vendido tudo e vieram com a mudança, não tinha mais como voltar, então resolveram encarar, fazendo estradas e pontos com destino a Rio Ferro”, contou.
A cidade não comemora o aniversário no Natal ☹️
Pois é. Infelizmente Feliz Natal não celebra seu aniversário em 25 de dezembro. O município foi emancipado no dia 17 de novembro e seu aniversário é comemorado nesta data. Mas ainda assim, durante a época do Natal, a cidade é repleta de celebrações e decorações em homenagem ao nome que recebeu.

Leia a história completa sobre a cidade AQUI.
