Manaus 30º • Nublado
Segunda, 30 Janeiro 2023

Cortejo Visagento se torna tradição de dia das bruxas em homenagem ao folclore amazônico

Cortejo Visagento se torna tradição de dia das bruxas em homenagem ao folclore amazônico

O Cortejo Visagento é um evento que ocorre anualmente no bairro do Guamá, em Belém (PA), no dia 31 de outubro - popularmente conhecido como 'Dia das bruxas', por conta da tradicional noite de Halloween, nos Estados Unidos. O objetivo é resgatar a cultura amazônica, contando histórias das visagens, assombrações e lendas da região.

O Cortejo Visagento acontece em alusão a semana da Matinta Perera, criada em 2004 pela Lei 8330/04 de 16 de junho de 2004. O primeiro Cortejo aconteceu em 2017 e desde então leva mais de mil pessoas às ruas do bairro homenageando alguma figura do folclore amazônico.

Durante o cortejo são realizadas paradas estratégicas para apresentação de performances culturais (contação de histórias, teatro, leituras em voz alta, concurso de fantasias, declamação de poemas, entre outras). 

Foto: Victor Ramos/Cedida

Organizado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB), a edição deste ano terá o tema 'Amazônia em pé', em homenagem a uma das entidades mais famosas do folclore amazônico: o Curupira, protetor da floresta.

O Portal Amazônia conversou com Victor Ramos, secretário e um dos coordenadores do cortejo, para entender melhor como surgiu o evento.

"Somos ricos de histórias e cultura, então porque não dar visibilidade para nossas lendas, crenças e imaginário local? Daí surge a ideia de sair nas ruas para contar histórias, poesias e também brincar",

defende.

Segundo Ramos, o público presente nas edições anteriores chegou a quase 3 mil pessoas e para esta edição a expectativa é de pelo menos 2 mil pessoas.

"Esse ano a expectativa 'tá' bem grande. O público interessado dobrou de tamanho, a procura por informações, de como participar também. Está sendo muito grande e por este motivo estamos organizando uma estrutura diferenciada para que o cortejo deste ano seja bem mais seguro e menos cansativo, oportunizando a participação de idosos, crianças e pessoas com alguma dificuldade de mobilidade", adiantou.

Percurso

O trajeto do cortejo vai pelas ruas de grande movimento do Bairro do Guamá, iniciando na José Bonifácio em frente ao cemitério Santa Izabel, seguindo até a Silva Castro rumo a Rua Liberato de Castro, finalizando na Praça Benedicto Monteiro. percurso foi pensado com a ideia de tornar o cortejo menos cansativo para seus participantes, segundo o organizador

Durante o trajeto, os participantes costumam usar com fantasias de assombrações típicas da região amazônica: Matinta Pereira, Curupira, Cobra grande, Mãe d'água, Boto, Boi Tatá, Tambatajá, Mulher do Taxi e até a Loira do banheiro.

Foto: Victor Ramos/Cedida

Para quem deseja participar, o evento é gratuito e não precisa de nenhum pré-cadastro para acompanhar o cortejo. Basta ir aos locais onde o cortejo passa e acompanhar a programação, fantasiado ou não.

 Confira a programação de 2022:

Foto: ECNB / Cedida

Veja mais notícias sobre CulturaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/