Consulta pública: população de Macapá pode opinar sobre uso da Fortaleza de São José; saiba como

Estrutura vai passar por reforma e deve ser revitalizada até 2026. Chamada para ouvir a população segue disponível até 8 de dezembro.

Uma chamada pública quer ouvir da população sobre o uso da Fortaleza de São José de Macapá, que vai ser restaurada. O formulário on-line, lançado nesta terça-feira (28), vai ficar disponível até o dia 8 de dezembro.

A obra de revitalização do espaço histórico amapaense tem previsão de ser concluída até 2026. A consulta é a primeira etapa do processo, que contará ainda com uma escuta presencial, exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a continuidade das atividades.

Fortaleza de São José de Macapá. Foto: Secom/GEA

Um dos objetivos é destinar e desenvolver ambientes para atividades diversas dentro da fortificação. De acordo com o governo do Estado, o início da obra está previsto para o segundo semestre de 2024 e deve girar em torno de R$ 30 milhões.

Entre as melhorias previstas está um espaço de utilização pública com restaurante, exposições e oficinas.

A fortaleza concorre desde 2017 ao título de Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais: Fortaleza de São José de Macapá disputa título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco

Construída em entre 1964 e 1782 pela Coroa Portuguesa para proteger essa região da Amazônia, a estrutura nunca chegou a ser usada em batalhas.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade