Consulta pública: população de Macapá pode opinar sobre uso da Fortaleza de São José; saiba como

Estrutura vai passar por reforma e deve ser revitalizada até 2026. Chamada para ouvir a população segue disponível até 8 de dezembro.

Uma chamada pública quer ouvir da população sobre o uso da Fortaleza de São José de Macapá, que vai ser restaurada. O formulário on-line, lançado nesta terça-feira (28), vai ficar disponível até o dia 8 de dezembro.

A obra de revitalização do espaço histórico amapaense tem previsão de ser concluída até 2026. A consulta é a primeira etapa do processo, que contará ainda com uma escuta presencial, exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a continuidade das atividades.

Fortaleza de São José de Macapá. Foto: Secom/GEA

Um dos objetivos é destinar e desenvolver ambientes para atividades diversas dentro da fortificação. De acordo com o governo do Estado, o início da obra está previsto para o segundo semestre de 2024 e deve girar em torno de R$ 30 milhões.

Entre as melhorias previstas está um espaço de utilização pública com restaurante, exposições e oficinas.

A fortaleza concorre desde 2017 ao título de Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais: Fortaleza de São José de Macapá disputa título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco

Construída em entre 1964 e 1782 pela Coroa Portuguesa para proteger essa região da Amazônia, a estrutura nunca chegou a ser usada em batalhas.

*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade