Fortaleza de São José de Macapá
Construída no século XVIII na margem esquerda do rio Amazonas, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação do Brasil. Ela foi erguida com o propósito de defender a Amazônia diante da possibilidade de uma suposta invasão francesa.
Localizada em uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados à margem esquerda da foz do Rio Amazonas, a Fortaleza de São José é um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense. Foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950, e elevado à categoria de museu em 2007.
A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.
Atualmente, além ser o ponto turístico preferido dos macapaenses, o entorno do lugar é usado pela população nos momentos de lazer para fazer piqueniques e praticar atividades físicas.
Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZF.
Comentários: 3
Eu estive lá, é impressionante a beleza rústica do local. Um dos moradores de Macapá me contou uma história de quando o forte foi construído, sobre os escravos que ajudaram na obra, e sobre uma passagem secreta que ficou inacabado por ordem dos superiores. Não vou contar detalhes , pois é bem mórbida, e não sei se é verdadeira. Mas acredito que reflete bem uma realidade de um país escravocrata.
Por favor conta mais, moro em macapá e gostaria de saber mais para poder colocar isso no meu trabalho sobre pontos turisticos.
Uma realidade mórbida e o retrato da colonialidade perversa, que dizimou indígenas e negros escravizados para a sua construção.
Sem dúvidas, eu fico feliz que hoje a Fortaleza seja um local de lazer e felicidade para a população, mas histórias tristes precisam ser contadas para que em nossa memória coletiva jamais deixemos, que se repitam.
Creio que lhe falaram a verdade a respeito, mas é preciso ter cautela, pois há muita conspiração também.