Coleção de ‘Joias de Nazaré 2024’ é exposta na Casa do Artesão de Belém

Ao todo, 24 projetos foram criados a partir do Workshop de Geração e Produtos 'Joias de Nazaré 2024', realizado no último dia 12 de julho

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promove nesta quarta-feira (17) na Casa do Artesão do espaço São José Liberto (ESJL), a ‘Feira de Projetos’ da ‘Coleção de Joias do Círio de Nazaré 2024′. Neste ano, a programação traz o tema ‘Trajetos de Fé: Orações a Maria’. A mostra, que ocorre das 14h às 18h, compreende a 2ª etapa do processo de produção das ‘Joias de Nazaré 2024’.

Ao todo, 24 projetos foram criados a partir do Workshop de Geração e Produtos ‘Joias de Nazaré 2024’, realizado no último dia 12 de julho. A oficina foi ministrada pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Dra. Rosângela Gouvêa Pinto, que também é responsável pela análise dos projetos. Durante o evento, os projetos serão comercializados por marcas de joias paraenses, em um processo que culminará com a produção das peças religiosas.


Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Conforme Rosangela Gouvêa, na avaliação, foram considerados os lugares de passagem da imagem, as formas de expressão da fé pelos fiéis, objetos que representam a gratidão, religiosidade e respeito à Nossa Senhora de Nazaré, como a Berlinda, o Manto, a Corda e a Basílica Santuário, além de outros ícones do universo mariano. “Portanto, para os projetos, foram levados em consideração elementos representativos do percurso e os pontos de homenagem ao longo da maior procissão paraense, destacando também diferentes estilos de prédios históricos”, enfatizou.

O processo de criação das peças religiosas inicia a partir da oficina para geração de produto, que este ano reuniu cerca de 30 profissionais, entre eles empreendedores do Programa Polo Joalheiro (designers e ourives), e estudantes do curso de Bacharelado em Design de Joias. Durante o workshop, foi realizada uma roda de conversa, destacando a “vivência na arte de criar e confeccionar o Manto Oficial de Nossa Senhora de Nazaré”, com a participação especial dos profissionais responsáveis pela produção do manto oficial da padroeira dos paraenses, usado nas procissões. São eles: a estilista Letícia Nassar (design e confecção); Antônio José de Souza (bordados); e Marcelo Monteiro, da empresa Ourogema, instalada no ESJL (ourivesaria).

Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, destacou que o processo criativo da mostra é formado a partir das inspirações trabalhadas nos workshops de joias. “O objetivo é fortalecer a produção de joias religiosas genuinamente paraenses, além de promover a cultura regional através da valorização das características culturais e criativas desenvolvidas pelos profissionais envolvidos em todo o processo, que culmina na produção da coleção de joias de Nazaré”, disse.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE informa que mais de 60% dos indígenas do Amazonas moram em cidades

Segundo o IBGE, a população indígena total, em 2022, foi de 490.935 pessoas, sendo que 62,3% vive em áreas urbanas (305.866) e 37,7% em áreas rurais (185.069).

Leia também

Publicidade