Coleção de ‘Joias de Nazaré 2024’ é exposta na Casa do Artesão de Belém

Ao todo, 24 projetos foram criados a partir do Workshop de Geração e Produtos 'Joias de Nazaré 2024', realizado no último dia 12 de julho

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promove nesta quarta-feira (17) na Casa do Artesão do espaço São José Liberto (ESJL), a ‘Feira de Projetos’ da ‘Coleção de Joias do Círio de Nazaré 2024′. Neste ano, a programação traz o tema ‘Trajetos de Fé: Orações a Maria’. A mostra, que ocorre das 14h às 18h, compreende a 2ª etapa do processo de produção das ‘Joias de Nazaré 2024’.

Ao todo, 24 projetos foram criados a partir do Workshop de Geração e Produtos ‘Joias de Nazaré 2024’, realizado no último dia 12 de julho. A oficina foi ministrada pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Dra. Rosângela Gouvêa Pinto, que também é responsável pela análise dos projetos. Durante o evento, os projetos serão comercializados por marcas de joias paraenses, em um processo que culminará com a produção das peças religiosas.


Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Conforme Rosangela Gouvêa, na avaliação, foram considerados os lugares de passagem da imagem, as formas de expressão da fé pelos fiéis, objetos que representam a gratidão, religiosidade e respeito à Nossa Senhora de Nazaré, como a Berlinda, o Manto, a Corda e a Basílica Santuário, além de outros ícones do universo mariano. “Portanto, para os projetos, foram levados em consideração elementos representativos do percurso e os pontos de homenagem ao longo da maior procissão paraense, destacando também diferentes estilos de prédios históricos”, enfatizou.

O processo de criação das peças religiosas inicia a partir da oficina para geração de produto, que este ano reuniu cerca de 30 profissionais, entre eles empreendedores do Programa Polo Joalheiro (designers e ourives), e estudantes do curso de Bacharelado em Design de Joias. Durante o workshop, foi realizada uma roda de conversa, destacando a “vivência na arte de criar e confeccionar o Manto Oficial de Nossa Senhora de Nazaré”, com a participação especial dos profissionais responsáveis pela produção do manto oficial da padroeira dos paraenses, usado nas procissões. São eles: a estilista Letícia Nassar (design e confecção); Antônio José de Souza (bordados); e Marcelo Monteiro, da empresa Ourogema, instalada no ESJL (ourivesaria).

Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, destacou que o processo criativo da mostra é formado a partir das inspirações trabalhadas nos workshops de joias. “O objetivo é fortalecer a produção de joias religiosas genuinamente paraenses, além de promover a cultura regional através da valorização das características culturais e criativas desenvolvidas pelos profissionais envolvidos em todo o processo, que culmina na produção da coleção de joias de Nazaré”, disse.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade