Boi Garantido mantém tradição e distribui rosas em homenagem ao Dia dos Namorados

Todos os anos, no Dia dos Namorados, o boi-bumbá Garantido realiza uma saída nas ruas em Parintins em homenagem à data.

Flores e chocolates são símbolo facilmente associados ao Dia dos Namorados. Diferentemente de outros países, no Brasil, a data é comemorada dia 12 de junho desde 1948 e coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

E que relação isso poderia ter com o Festival Folclórico de Parintins? Todos os anos, no Dia dos Namorados, o boi-bumbá Garantido realiza uma tradicional saída nas ruas da cidade amazonense em homenagem à data, distribuindo rosas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A programação conta com a participação da família Monteverde e a Tradição (Velha Guarda) do Boi do Povão anualmente. A festa do dia 12 de junho inicia no curral tradicional na Baixa de São José a partir das 18h com direito a ladainha a Santo Antônio, que é um dos santos padroeiros do Garantido, e distribuição de guloseimas. Em seguida, saída nas ruas pra brincar de boi-bumbá.

A festa ganha um destaque também pelas fogueiras feitas pelos moradores do percurso, no qual o boi evolui e distribui rosas aos casais.

Para este momento, os torcedores, que moram nas ruas por onde o bumbá passa, enfeitam todo o trajeto, sempre com bandeirolas nas cores vermelhas e brancas. Uma das vias mais enfeitadas é a rua Armando Prado, um dos pontos de maior concentração de torcedores encarnados. 

Neste ano, em cima do trio elétrico, serão cantadas as toadas populares e as do álbum de 2024 nas vozes de Israel Paulain (apresentador), João Paulo Faria (amo do boi), David Assayag e Sebastião Júnior (levantadores de toadas). 

Para o apresentador Israel Paulain, é a tradição de Lindolfo Monteverde sendo mantida. 

“Vamos fazer uma festa muito bonita, a começar pela religiosidade, com a ladainha a partir das 18h na Baixa do São José, com dona Maria do Carmo Monteverde comandando. Depois vamos sair nas ruas de Parintins celebrando Santo Antônio, o Santo casamenteiro, que é um dos Santos, também protetor do Boi Garantido, com fogueiras nas ruas e o cortejo seguindo até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Tradição mantida”, afirmou.

Além das toadas, o evento terá a presença da Batucada, dos trotes, os movimentos da Vaqueirada e a torcida organizada Comando Garantido. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Camu-camu é usado para enriquecer farinha de mandioca

Desidratados sob diferentes métodos tecnológicos, os resíduos agroindustriais de frutos de camu-camu, adicionados à farinha de mandioca, incrementaram significativamente os produtos finais.

Leia também

Publicidade