Conheça bandas e artistas que popularizam o Batidão do Pará

O batidão é sinônimo de identidade cultural para muitas cantoras e bandas que levam o ritmo no nome, destacando o orgulho pela sonoridade marcante do Pará.

Foto: Divulgação

Já ouviu falar do batidão? O Pará é um estado conhecido por sua riqueza cultural e o tecnomelody é um dos maiores expoentes dessa diversidade. Dentro desse cenário, o batidão, uma variação do tecnomelody, conquistou os corações dos paraenses e de fãs espalhados pelo Brasil.

O termo “batidão” surgiu em meados de 2007, quando DJs começaram a produzir versões do tecnomelody com uma batida mais pesada e marcante. Esse subgênero ganhou rapidamente espaço, marcando festas, rádios e eventos. Uma figura emblemática nesse movimento foi o DJ Maluquinho, que trabalhou ao lado de Suany, mais conhecida como Suany Batidão, ajudando a consolidar o estilo.

Hoje, o batidão é sinônimo de identidade cultural para muitas cantoras e bandas que levam o ritmo no nome, destacando o orgulho pela sonoridade marcante do Pará. Confira algumas artistas e grupos que representam essa nova tradição masical:

Viviane Batidão

Nascida em Santa Izabel do Pará, Viviane se tornou uma das vozes mais conhecidas no cenário do batidão. A artista mistura melodias envolventes com letras que capturam a essência da cultura paraense.

Entre as músicas mais famosas de Viviane estão ‘Galera da Golada’, ‘Ninguém te ama como eu’, ‘Vem meu Amor’, ‘Big Som’, entre outros.

Suany Batidão

Considerada pioneira no gênero, Suany carrega no nome e na performance a força do batidão. Sua parceria com DJ Maluquinho é lembrada como um marco na história do ritmo.

A artista adotou o nome artístico ainda no início dos anos 2000, durante sua participação na banda do DJ Maluquinho. No entanto, foi apenas ao liderar a banda Anjos do Melody, ao lado do ex-marido Anderson Halliday, que oficializou o uso do nome Suanny em sua carreira.

Manu Bahtidão

Com uma escrita diferenciada no nome, Manu traz modernidade ao estilo tradicional do batidão, ganhando destaque entre os mais jovens. Iniciou a carreira em 2007, na Banda da Loirinha, mas saiu no mesmo ano para integrar a Banda Batidão, onde se tornou conhecida no Pará.

Ela estourou nacionalmente em 2023, ao emplacar o hit ‘Daqui Pra Sempre’, com Simone Mendes, versão brasileira de ‘Tattoo’, da cantora sueca Loreen. A faixa alcançou o topo da parada Billboard Hot 100 do Brasil e a 4ª posição da parada do Spotify Brasil.

Banda Batidão

Um grupo que amplifica o som do tecnomelody, a Banda Batidão mistura instrumentos eletrônicos com percussões típicas, mantendo o espírito dançante do ritmo.

Entre as canções de sucesso da banda estão ‘Lembrei de Você’, ‘Como Num Filme’, ‘Dó-Ré-Mi’, ‘De Mansinho – Super Pop’, ‘Fingindo’ e ‘Voltar ao Passado’.

Batidão do Melody

Como o nome sugere, o grupo entrega ao público uma sonoridade vibrante que combina as características do tecnomelody com as batidas pesadas do batidão.

Pabllo Vittar

Calma, Pabllo Vittar não tem Batidão no nome, mas elevou a cultura do Pará através da música. Em 2021, a artista lançou o álbum ‘Batidão Tropical’, que traz algumas faixas com o ritmo popular paraense.

Este ano, o álbum ganhou um volume 2, que trouxe regravações como ‘Pede pra eu Ficar’, ‘Ai ai ai Mega Príncipe’ e ‘Hoje à Noite’.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rondon: 110 anos de um legado que conectou o Brasil

Expedição científica que transcendeu a comunicação e marcou a história de Rondônia.

Leia também

Publicidade