Artista Amazonense vende obras em 24 Estados e conquista o Brasil

Tupã que é filho de ribeirinho e com raízes indígenas, traz uma perspectiva única e profundamente conectada à Amazônia.

‘Tupã’, artista visual, tem se destacado por utilizar a arte como uma poderosa ferramenta de conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia e o combate à desigualdade social na região. Nascido em Manaus, Tupã transforma materiais reciclados em obras tridimensionais que recriam a exuberância da floresta amazônica, destacando a beleza e a fragilidade de seus biomas citada no artigo para a universidade de Cambridge em ‘Afinal, o que é a arte?’. 

As suas criações, que combinam releituras e texturas, são verdadeiras odes à natureza. Em suas obras, Tupã utiliza EPS, madeira e paletes, elementos que, além de destacar a estética da floresta, sublinham a necessidade de um consumo mais consciente e sustentável. Suas pinturas abstratas e expressionistas, realizadas em placas de madeira reciclada, transmitem a força e a energia da floresta, convidando o observador a refletir sobre a urgência da sua preservação.

Projeto Amazon Guardians

O projeto Amazon Guardians, idealizado por Tupã, reúne artistas da Amazônia Legal com o objetivo de destinar 50% do valor das obras para iniciativas que visam combater a desigualdade social e reduzir o impacto ambiental na região. Com foco na revitalização dos rios amazônicos, essa iniciativa não apenas contribui para a proteção do meio ambiente, mas também para a melhoria das condições de vida das populações locais.

Tupã, filho de ribeirinho e com raízes indígenas, traz uma perspectiva única e profundamente conectada à Amazônia. Sua arte reflete essa conexão, combinando elementos tradicionais e contemporâneos para criar um diálogo visual que denuncia os problemas ambientais e sociais da região. A contradição entre a riqueza natural da Amazônia e os desafios enfrentados por seus habitantes é um tema recorrente em seu trabalho.

Recentemente participou da feira de Parintins, possui obras em São Paulo, Curitiba, Sul e centro oeste do pais. Com seu ativismo e suas criações artísticas, Tupã busca inspirar e mobilizar a sociedade para a causa amazônica. Através de exposições, workshops e ações educativas, ele se empenha em conectar as pessoas com a natureza e fomentar a construção de um futuro mais sustentável. Para Tupã, a arte não é apenas um meio de expressão, mas uma ferramenta de transformação social e ambiental.

Baseado na filosofia de seu povo e região Tupã cativa crítico e influencers ao redor do Brasil como foi o caso do Editor cultural da Fuel, Don M. Vargas, que adquiriu a obra “Temperatura” do artista, e também em sua mais recente participação no programa Paneiro, do apresentador Oyama Filho, na Rede Amazônica.

Artista Amazonense vende obras em 24 estados e conquista o Brasil. Foto: divulgação

Destaques do Projeto Tupã e Amazon Guardians:

  • Arte com Propósito: Obras tridimensionais e pinturas que celebram a Amazônia e denunciam os problemas ambientais utilizando conceitos de resiliência e sustentabilidade;
  • Projeto Amazon Guardians: Iniciativa que reúne artistas para combater a desigualdade social e proteger a Amazônia onde são abordados termos de sociabilização para a arte;
  • Histórias de Vida: Filho de ribeirinho e com raízes indígenas, Tupã traz uma perspectiva única sobre a Amazônia;
  • Ação Social: Destinação de parte das vendas das obras para projetos sociais e ambientais.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade