Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 16 Mai 2021

Terceira edição do Festival Olhar do Norte acontece em outubro

A terceira edição do festival Olhar do Norte já tem data definida: 9 a 12 de outubro de 2020. Neste ano o festival terá as suas atividades realizadas de maneira online, hospedadas no site Cine Set. No dia 11 de outubro, também está prevista uma sessão em local aberto ao público, com exibição de longas-metragens brasileiros.

As mudanças são ocasionadas pelas restrições causadas pelo Covid-19, e vão ao encontro das adaptações que diversos festivais pelo Brasil e o mundo passaram: "A pandemia impediu que nós seguíssemos o planejamento anterior, mas entendemos que realizá-lo de maneira online com o Cine Set, que é, sem dúvida, um dos maiores e mais resilientes parceiros que o audiovisual do Amazonas possui, é um cenário que nos deixa tranquilos de que o festival pode chegar a muita gente, levando adiante o avanço que conseguimos com a segunda edição", explica um dos curadores do festival, Diego Bauer.

Além da Mostra Norte, que exibe curtas-metragens realizados nos estados da região Norte, este ano o festival contará com a Mostra Olhar da Pandemia, que é aberta para todo país. Bauer afirma que essa nova mostra é uma forma de valorizar a produção brasileira que segue em movimento mesmo com as restrições causadas pelo Covid-19.

"A produção brasileira sempre teve que se adaptar às mudanças econômicas, sociais, de infra-estrutura, etc.. pelas quais o Brasil passou desde sempre. E atentos a isso, decidimos abrir espaço para os realizadores que decidiram filmar durante esse momento tão específico de nossas vidas, que certamente pode render filmes muito importantes até mesmo como registro histórico. A limitação de espaço, pessoas, equipamentos, acaba sendo um estímulo criativo para que muitas ideias saiam do papel, e deem origem a bons filmes", opina Bauer.

Podem se inscrever filmes sobre quaisquer temáticas e estruturas, desde que tenham sido gravados a partir de março de 2020. A Mostra Olhar da Pandemia não é competitiva, e é dividida em duas categorias:

- Filmes de até 1 minuto (a serem exibidos nas redes sociais do Olhar do Norte)

- Filmes de até 8 minutos (a serem exibidos no Cine Set, integrando a programação do Olhar do Norte)

As inscrições para a Mostra Olhar da Pandemia vão até 7 de setembro de 2020. O formulário de inscrição da Mostra Olhar da Pandemia pode ser acessado no link.

Veja mais notícias sobre ArteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 16 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/